O Plano Piloto receberá mais 14 mil luminárias de LED, como parte da nova etapa do programa de modernização da iluminação pública do Distrito Federal. A iniciativa, promovida pela CEB Iluminação Pública e Serviço (CEB IPes), tem como objetivo substituir toda a iluminação pública do DF por tecnologia LED até 2026.
A ação já modernizou cerca de 270 mil luminárias em diversas regiões administrativas. Segundo Edison Garcia, presidente da CEB, essa “revolução silenciosa” traz efeitos visíveis no dia a dia da população. Além de mais claras e uniformes, as novas luminárias possuem maior vida útil, exigem menos manutenção e contribuem para a redução da criminalidade e para a segurança no trânsito.
Economia e eficiência energética
A modernização também resulta em benefícios financeiros e ambientais. De acordo com Mauro Landim, diretor de modernização da CEB, as luminárias de LED proporcionam uma economia de até 50% no consumo de energia, além de um menor impacto ambiental.
A ação reforça o compromisso do GDF em oferecer serviços públicos mais eficientes e sustentáveis para os moradores do Distrito Federal.

