INMET divulga previsão para semana de 15 a 21 de setembro
Precipitação (período de 15 a 21 de setembro de 2025)
Nesta semana, a combinação de calor, alta umidade e circulação dos ventos favorece a presença de áreas de instabilidade e formação de nuvens carregadas na Região Norte. Os maiores volumes de chuva são esperados no Amazonas, onde podem chegar a 100 mm no período, e em Roraima, com até 40 mm no período. Já nos estados do Acre, Rondônia, Pará e Amapá, as chuvas devem ocorrer de forma isolada e com baixos acumulados. No Tocantins, a previsão é de tempo seco na maior parte do estado, com possibilidade apenas de pancadas rápidas e localizadas na porção oeste (Figura 2).
No decorrer da semana, o tempo deve permanecer seco e sem chuva em grande parte do interior da Região Nordeste, com destaque para o oeste da Bahia, sul do Maranhão, grande parte do Piauí, Ceará, além do oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Nessas áreas, a umidade do ar pode ficar abaixo de 20% (Figura 2). Por outro lado, no litoral leste, especialmente entre a Bahia e Alagoas, são esperadas chuvas, com acumulados que podem chegar a 30 mm no período (Figura 1).
Figura 1:
Previsão de chuva acumulada (15 de agosto a 21 de setembro de 2025). Fonte: INMETPara a Região Centro-Oeste, há previsão de chuvas isoladas, principalmente no Mato Grosso, com volumes abaixo de 10 mm (Figura 1). Embora o mapa de chuva não indique chuva para os demais estados, a combinação de umidade em níveis médios da atmosfera e índices termodinâmicos pode favorecer pancadas de chuva isoladas entre quarta e quinta-feira. O destaque continua sendo a baixa umidade do ar, com valores abaixo de 25%, especialmente no Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e no centro-leste do Mato Grosso (Figura 2).
Na Região Sudeste, os maiores volumes de chuva devem se concentrar no leste da região, especialmente entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, com acumulados de até 20 mm (Figura 1). No oeste de São Paulo e na maior parte de Minas Gerais, não há previsão de chuvas significativas. Nessas áreas, a umidade relativa do ar deve permanecer baixa, abaixo de 30% (Figura 2).

Figura 2:
Previsão de umidade relativa do ar (%) em 2 m e vento a 10 m (m/s) para a semana de 15 a 19 de setembro de 2025 às 15h (horário de Brasília). Fonte: INMETAo longo desta semana, na Região Sul, são esperados acumulados expressivos de chuva, que podem chegar a 200 mm, principalmente no centro e sul do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e Paraná, os volumes previstos são menores, em torno de 40 mm (Figura 1). Há risco de granizo e rajadas fortes de vento nos dias 15 e 16/09 e 18 e 19/09, afetando o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. Além disso, o centro-norte do Paraná deve registrar umidade relativa do ar abaixo de 30%. (Figura 2).
Leia AQUI a previsão completa para esta semana de 15 a 21 de setembro de 2025 e as condições observadas no Brasil entre os dias 10 e 14 de setembro de 2025 no Informativo Meteorológico nº 35/2025 (15/09).
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
X: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Youtube: INMET
Fonte: INMET
Publicidade
INMET divulga previsão para semana de 15 a 21 de setembro
Publicado em:

Notícias relacionadas
Publicidade
Newsletter
- Assine nossa newsletter
- Receba nossas principais notícias
Publicidade
Publicidade

