back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 04:03:17
Publicidade
Publicidade

Frente Fria marca a chegada da primavera no Centro-Sul

Publicado em:

Notícias relacionadas

Camada de ozônio apresenta sinais de recuperação, diz OMM

A camada de ozônio da Terra apresentou sinais de...

Brasília sedia Seminário sobre natureza e primeira infância

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)...

Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025 abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Fotografia...

5 mil mulheres indígenas denunciam garimpo e agrotóxicos

Evento reúne mais de 5 mil participantes para discutir...
Publicidade
  • Frente Fria marca a chegada da primavera no Centro-Sul

     

    A chegada da primavera de 2025, que se inicia em 22 de setembro às 15h19 (horário de Brasília), trará mudanças significativas nas condições climáticas em grande parte do Brasil. Entre 20 (sábado) e 24 (quarta-feira), uma intensa frente fria avançará sobre as regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e Norte, provocando temporais. Em seguida, uma massa de ar frio e seco causará acentuado declínio das temperaturas, com previsão de geada no Sul e friagem na Região Norte.

    Inicialmente, os temporais devem atingir áreas do Rio Grande do Sul no sábado (20). No domingo (21), com o avanço da frente fria, as áreas de instabilidade se espalharão por toda a Região Sul e também chegarão a áreas do Mato Grosso do Sul, podendo atingir o extremo sul e sudoeste de São Paulo no final do dia.

    Na segunda-feira (22), a frente fria deverá chegar ao Sudeste, avançando também pelos estados do Centro-Oeste, onde provocará temporais e poderá chegar ao sudoeste da Amazônia.

    Na Região Sul, os temporais de sábado e domingo (dias 20 e 21) poderão ser fortes, com descargas elétricas e rajadas de vento. Não se descarta a possibilidade de queda de granizo e acumulados significativos de chuva, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

    A partir de segunda-feira (dia 22), o frio ganhará destaque no Rio Grande do Sul, com declínios de temperatura expressivos. Com o deslocamento da massa de ar frio ao longo da semana (22 a 24), a queda da temperatura ocorrerá também nas demais áreas do Centro-Sul e até do Norte, onde o fenômeno é conhecido como friagem.

    É importante destacar que as previsões de tempo e os eventuais avisos meteorológicos são atualizados diariamente. Logo, orientamos o acompanhamento das previsões no portal do INMET e nas mídias sociais.

    O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

    Fonte: INMET

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.