O Setor de Oficinas Norte (SOF Norte), no Distrito Federal, está passando por uma significativa transformação em sua infraestrutura, graças ao programa RenovaDF do Governo do Distrito Federal (GDF). Empresários e moradores celebram as melhorias, que incluem calçadas, iluminação e reformas em espaços públicos.
Roberto Sampaio, empresário na região há 24 anos, expressou sua satisfação: “Eu estou aqui desde 2001. Agora, com esse governo que começou a melhorar: veio iluminação, depois veio calçada. Antigamente, quando os passageiros desciam do ônibus, eles pisavam no barro, caíam, se machucavam. Hoje, tem cimento. Melhorou muito”, comemorou.
As obras são resultado de uma parceria entre a Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).
Investimento e Detalhes das Obras
O administrador regional do SIA, Bruno Ericky Oliveira, detalhou os investimentos:
- Calçadas: Quase R$ 700 mil de investimento em sete quilômetros de calçamento, trazendo segurança para pedestres.
- Iluminação: Troca de todo o parque de iluminação por lâmpadas de LED em parceria com a CEB.
- Espaços Públicos: Reforma do balão viário e recuperação de uma quadra poliesportiva que estava sem uso há mais de 10 anos.
Mais Segurança e Acessibilidade
As melhorias trouxeram mais segurança para todos os usuários do setor:
- Pedestres: Anderson Rocha, que utiliza o transporte público diariamente, destacou a maior segurança no trajeto entre a parada de ônibus e o trabalho: “Antigamente, aqui era só mato… Hoje, está muito mais seguro. Eu até vejo pessoas usando a calçada para caminhar.”
- Motoristas: O mecânico Jonas de Jesus relatou que a nova iluminação e a sinalização do balão viário tornaram o trânsito mais organizado: “Antes a rua era muito perigosa, tinha muita colisão porque não tinha sinalização. Agora, os acidentes diminuíram.”
- Pessoas com Deficiência: O servidor público Antônio Paz notou a instalação de piso tátil para pessoas com deficiência visual e rampas para cadeirantes, tornando o Setor de Oficinas Norte mais acessível.
O GDF ainda promete a entrega da quadra de esportes, do Ponto de Encontro Comunitário (PEC) e da quadra de areia. Além disso, há um projeto para a construção de uma passarela, que foi incluído no caderno de emendas parlamentares.

