Neste sábado (18), mais de 100 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão disponíveis ao longo do dia para oferecer imunizantes do Calendário de Vacinação. Além disso, espaços públicos e centros de compras de todo o Distrito Federal também participam da ação.
É o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. O foco principal são crianças e adolescentes de até 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). Entretanto, adultos também podem aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta vacinal.
Também serão disponibilizadas vacinas contra o sarampo e HPV (Papilomavírus Humano). Para grupos prioritários, haverá imunizantes contra influenza e covid-19.
Mobilização na Administração do Riacho Fundo II
O Dia D de Mobilização Social será realizado às 10h, na Administração Regional do Riacho Fundo II. O evento contará com a presença de representantes da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e do Ministério da Saúde.
“A gente espera que a população possa aderir à campanha”, reforça a gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira. Segundo ela, os locais estarão disponíveis neste sábado para atualização do Cartão de Vacinas.
Campanha vai além do sábado
A estratégia de atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos se estende ao longo de todo o mês de outubro. Entretanto, o Dia D de Mobilização Social se configura como um benefício para toda a família, como explica a gestora.
“Crianças e adolescentes são os públicos mais suscetíveis às doenças”, afirma Tereza. No entanto, ela ressalta que este Dia D é uma oportunidade de proteção para toda a família.
Atenção especial para o sarampo
A ação é também uma oportunidade para intensificar a vacinação contra o sarampo. Recomenda-se que todas as pessoas na faixa etária de 12 meses a 59 anos tenham sua situação vacinal criteriosamente avaliada.
A doença é extremamente contagiosa. Além disso, o DF se caracteriza como rota de muitos viajantes e está próximo de Tocantins. Essa unidade da federação, aliás, apresenta o maior número de casos confirmados.
HPV: vacina temporária para jovens de 15 a 19 anos
A faixa etária de 15 a 19 anos entrou na vacinação contra o HPV de maneira temporária até o final deste ano. O imunizante atua como escudo contra diversos tipos de cânceres. O público de rotina, por sua vez, são jovens de 9 a 14 anos.
Pesquisas indicam que entre 50% e 60% da população terá contato com o vírus em algum momento da vida. Por isso, a forma mais eficaz de prevenção é a vacina.
Vacinas disponíveis:
✓ Calendário Nacional de Vacinação
✓ Sarampo (12 meses a 59 anos)
✓ HPV (9 a 19 anos, temporariamente até dezembro)
✓ Influenza (grupos prioritários)
✓ Covid-19 (grupos prioritários)
Importante:
Leve a caderneta de vacinação
Confira os horários da sua UBS mais próxima

