back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 00:50:33
Publicidade
Publicidade

BRT da Epig é concluído e garante ônibus rápidos

Publicado em:

Repórter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

CPMI do INSS aprova quebras de sigilos em investigação

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga...

Teste de DNA-HPV para câncer de colo do útero no SUS

Nova tecnologia amplia chances de detecção precoce, reduz mortes...

Brasília sedia Campeonato Mundial de Kungfu

De 2 a 7 de setembro, Brasília será a...

Regularização de terras rurais no DF beneficia 780 famílias

O Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou o programa...
Publicidade

O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu uma das etapas mais importantes na reestruturação do transporte público da capital. Com a liberação do Trecho 1 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), o corredor exclusivo de ônibus que liga a Estrada Setor Policial Militar (ESPM) ao Terminal Asa Sul está agora em pleno funcionamento.

A obra, que consumiu cerca de R$ 150 milhões em investimentos, permite que o passageiro do transporte coletivo ganhe tempo de vida, reduzindo drasticamente o trajeto ao isolar os ônibus da competição com os carros no trânsito.

O corredor liberado nesta quinta-feira (27) consolida a reorganização viária da área, especialmente no Setor Policial Sul. Os ônibus com portas dos dois lados passam a circular pela parte inferior do novo viaduto, garantindo deslocamentos contínuos e organizados.

Impacto na vida do cidadão

O benefício é imediato para 354 ônibus e 50 linhas que circulam diariamente na região. As viagens que seguem em direção ao Terminal Asa Sul e as que se dirigem à Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ficam mais fluidas. Os demais veículos, incluindo ônibus de porta única e carros, continuam trafegando pela parte superior do viaduto.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, ressaltou o ganho para o passageiro:

“Esse é um benefício enorme principalmente para o passageiro do ônibus, que agora ganha um corredor exclusivo para evitar todo o fluxo junto com o carro, fazendo com que ele ganhe tempo, para que chegue ao seu destino mais rápido e tenha mais tempo para ficar com a sua família.”

O governador Ibaneis Rocha pediu desculpas pela demora causada pelas intervenções, mas reforçou o impacto da entrega no complexo viário: “Essa é uma das grandes obras que nós estamos fazendo no Distrito Federal para a população, de modo a diminuir os engarrafamentos e o tempo de transporte,” declarou.

Integração total do eixo oeste

A conclusão do Trecho 1 da Epig não é um evento isolado; ela integra o maior projeto de reorganização viária do DF: o Corredor Eixo Oeste.

  • Extensão: 38,7 quilômetros de extensão, ligando o Sol Nascente ao Plano Piloto.

  • Melhoria: O objetivo final é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto.

  • Estrutura: O projeto prevê alargamento de pistas e faixas exclusivas em vias cruciais, como a Avenida Hélio Prates, a EPTG e, agora, a Epig e a ESPM.

Além da via exclusiva para o transporte coletivo, a obra entregue inclui a ampliação da passarela da Octogonal e a reconfiguração da pista para o tráfego geral, que agora conta com três faixas para reduzir os engarrafamentos nos horários de pico.

“Essas obras vão dar uma nova dinâmica para o nosso Terminal da Asa Sul, colocar os ônibus nesses corredores e tirá-los da competição com os carros no trânsito,” concluiu o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.