back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 21 janeiro 2026, 07:28:49
Publicidade
Publicidade

Brasil faz história e vence duas categorias no Globo de Ouro

Publicado em:

Repórter: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

Pena se cumpre, conforto se limita e espetáculo não decide processo

O Supremo Tribunal Federal decidiu trocar o palco do...

GDF cria cargos para ex-moradores de rua e muda suas vidas

O Governo do Distrito Federal iniciou uma mudança inédita...

Toffoli vê indícios de crimes contínuos no caso Banco Master

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Alckmin diz que sanção dos EUA ao Irã não afeta Brasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria,...

Primeira vacina marcou esperança e expôs atrasos no Brasil

Há cinco anos, o Brasil começava a enxergar uma...
Publicidade

O cinema brasileiro viveu uma noite histórica neste domingo no Globo de Ouro, realizado no The Beverly Hilton, em Los Angeles (EUA). O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu duas das principais categorias da premiação: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.

Embora o longa não tenha levado o prêmio máximo da noite, Melhor Filme de Drama, que ficou com Hamnet, o resultado consolidou a chamada “noite do Brasil” e colocou o país entre os grandes destaques da cerimônia.

Reconhecimento internacional e discurso ao Brasil

O anúncio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver, que surpreendeu ao saudar o público brasileiro em português ao revelar o vencedor. Na disputa, o filme superou produções da Noruega, Espanha, Coreia do Sul, Tunísia e França.

Ao subir ao palco, Kleber Mendonça Filho iniciou o discurso com um cumprimento direto ao país. “Eu quero dar um alô ao Brasil: alô, Brasil”, afirmou. O diretor agradeceu à Vitrine Filmes, à produtora Emilie, à equipe e ao elenco. Ao mencionar Wagner Moura, destacou a parceria artística e pessoal. “As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento”, declarou.

A vitória coroa um percurso internacional iniciado no Festival de Cannes, onde O Agente Secreto estreou na disputa pela Palma de Ouro. Na ocasião, uma apresentação de frevo na Avenida Croisette se tornou um dos momentos mais comentados do evento.

Wagner Moura entra para a história

Na categoria de atuação, Wagner Moura se tornou o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. O ator fez o discurso em português e celebrou a cultura nacional. “Viva a cultura brasileira”, disse, ao elogiar Kleber Mendonça Filho, definido como “um gênio”, e ressaltar a amizade construída durante o projeto.

Ele superou concorrentes de peso, como Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White.

A conquista retoma uma tradição brasileira na premiação. Central do Brasil venceu a mesma categoria em 1999 e, no ano passado, Fernanda Torres levou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama.

Outros destaques da premiação

Entre os demais vencedores da noite, Paul Thomas Anderson recebeu o prêmio de Melhor Direção por Uma Batalha Após a Outra. Já Timothée Chalamet venceu como Melhor Ator em Filme de Musical ou Comédia por Marty Supreme.

Na televisão, a série Adolescência conquistou dois prêmios de atuação, com Owen Cooper como Melhor Ator Coadjuvante em Série e Stephen Graham como Melhor Ator Protagonista, além de também assinar a direção da produção.

Com duas estatuetas e forte repercussão internacional, O Agente Secreto consolida o Brasil como protagonista da atual temporada de premiações do cinema mundial — sem exagero, mas com mérito de sobra.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.