back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 21 janeiro 2026, 07:28:45
Publicidade
Publicidade

Defesa Civil de SP monta gabinete após mortes por chuvas

Publicado em:

Repórter: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

Defeso do caranguejo-uçá em 2026 começa em janeiro

O calendário de defeso do caranguejo-uçá para 2026 já...

Cantareira segue em faixa de restrição no início de 2026

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)...

Lei de MT volta a vigorar e pressiona Moratória da Soja

Maior produtor de soja do país, Mato Grosso voltou...

Desmatamento cai em cinco biomas brasileiros

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) consolidou os...
Publicidade

A Defesa Civil de São Paulo vai instalar, nesta segunda-feira (19), um Gabinete de Crise para acompanhar os desdobramentos das chuvas intensas no estado. A medida busca otimizar recursos e reduzir o tempo de resposta no apoio aos municípios. Desde o início de dezembro, 11 mortes já foram confirmadas em decorrência dos temporais.

Segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região de São José dos Campos e o litoral norte paulista têm potencial para acumulados acima de 50 milímetros, patamar semelhante ao registrado na semana passada, quando houve enchentes. O aviso se estende à capital, onde dois veículos foram arrastados para um dos rios que alimentam o Pinheiros, na zona sul. Em um dos carros estava um casal de idosos. Marcos da Mata Ribeiro foi encontrado morto na sexta-feira; Maria Deusdete da Mata Ribeiro segue desaparecida.

Alertas se espalham pelo interior

As regiões norte e noroeste do estado, incluindo São José do Rio Preto, Franca e cidades próximas, estão sob alerta de tempestades, com risco de granizo, chuva forte e ventos intensos. O aviso alcança também a faixa oeste de Minas Gerais e recomenda evitar deslocamentos durante os períodos de chuva.

Ocorrências nas rodovias e municípios

No domingo, Corumbataí registrou impactos com o bloqueio parcial da Rodovia Washington Luís após a queda de um talude. A pista foi liberada por volta das 10h30 desta segunda-feira. Já em Analândia, na região central, houve 79 mm de chuva, com deslizamento de terra e enxurrada. Dois veículos — um deles um trator de pequeno porte — foram arrastados, sem registro de feridos.

Com o Gabinete de Crise, o estado pretende centralizar informações, antecipar respostas e coordenar ações junto às prefeituras. Em dias de chuva extrema, a orientação é simples e eficaz: prudência. A água não negocia.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.