back to top
24 C
Brasilia
sexta-feira, 26 junho 2026, 07:22
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaMinistério Público quer PMs utilizando câmeras no exercício da função

Ministério Público quer PMs utilizando câmeras no exercício da função

Publicado em

Cobertura relacionada

Tesouro Direto vende R$ 10,22 bilhões em maio

Tesouro Direto vende R$ 10,22 bilhões em maio, recorde para o mês. Veja os títulos mais procurados e os cuidados antes de investir.

Fisco digital amplia fiscalização tributária no DF

Fisco digital combina câmeras, balanças e IA para selecionar cargas de risco no DF. Entenda os ganhos, limites e cuidados da tecnologia.

Ovos do Aedes resistem à seca e mantêm alerta no DF

Mesmo no período seco, ovos do Aedes podem sobreviver por até 400 dias. Saiba como eliminar criadouros e reduzir o risco de dengue no DF.

Vacina pneumo 20 chega ao SUS com proteção ampliada

Vacina pneumo 20 amplia a proteção infantil no SUS e muda o esquema de transição. Veja quem deve receber as doses.

Mulheres do DF têm 420 vagas em cursos de qualificação

Mulheres do DF podem disputar 420 vagas de qualificação em beleza até 13 de julho. Veja cursos, locais, regras e datas de matrícula.

Rede de Cras atende 205 mil famílias no Distrito Federal

Cras do DF atenderam 205 mil famílias em 2025, enquanto a procura por serviços sociais cresceu. Veja como funciona.
Publicidade

A Promotoria de Justiça Militar do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) recomendou à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) a implementação da utilização de câmeras pessoais individuais, no exercício da função pública, por todos os policiais militares do DF. A Secretaria de Segurança e o Comando da PM deverão responder ao Ministério Público sobre as providências adotadas para a implementação da recomendação.

O MPDFT destaca que, entre os meses de maio e junho de 2021, foi registrada queda nas mortes por intervenção policial em 54%, nos 134 batalhões da Polícia Militar de São Paulo nos quais os policiais militares passaram a utilizar câmeras individuais. A Promotoria Militar ressalta ainda o julgamento do Habeas Corpus nº 598.051-SP, em março deste ano, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que conferiu o prazo de um ano para o aparelhamento e treinamento das polícias no uso do equipamento audiovisual individual.

No documento, a Promotoria destaca que a entrada no domicílio só poderá ser feita com a autorização do morador, devidamente gravada pela câmera do policial, e deverá ser assinada em termo próprio; salvo nas hipóteses em que a lei e a jurisprudência suprem a necessidade de autorização.

Para o promotor de Justiça Flávio Milhomem, “cuida-se de importante medida para materializar a garantia constitucional da inviolabilidade do domicílio do cidadão; e assegurar a responsabilização penal do suspeito, com a utilização dos elementos de prova colhidos no interior de sua residência, de forma legal”.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.