A capital federal recebe a maior edição da história dos Jogos da Juventude, que acontecem entre os dias 10 e 25 de setembro. O evento reúne cerca de 5 mil jovens atletas de até 17 anos, e a delegação do Distrito Federal, com 235 competidores, se destaca com o apoio de programas governamentais como o Bolsa Atleta e o Compete Brasília.
Entre os atletas locais, nomes como o judoca Luiz Coelho e a nadadora Maria Eduarda Borges da Nóbrega são exemplos do talento e da dedicação da nova geração do esporte brasileiro.
Judô: do campeão em busca da manutenção do título aos novos talentos
Luiz Coelho, de 16 anos, atual campeão dos Jogos da Juventude na categoria 66kg, se prepara para defender seu título. Com uma rotina de treinos de 6 a 7 horas por dia, ele conta com o apoio dos programas do Governo do Distrito Federal, que ajudam a custear treinos, suplementação e viagens para competições.
Outra judoca que se destaca é Isabely Vasconcellos, de 15 anos. Ela, que também participa dos programas sociais do GDF, almeja o título de campeã nos Jogos da Juventude, com o sonho de chegar a Mundiais e Olimpíadas.
Natação: o alto rendimento dentro e fora da piscina
A nadadora Maria Eduarda Borges da Nóbrega, de 15 anos, é um dos destaques do Distrito Federal. Com uma rotina de treinos intensos, a jovem atleta já acumula conquistas importantes, como o vice-campeonato na prova de 4 km do Rei e Rainha do Mar no Lago Paranoá e os títulos de campeã brasileira nos 10 km e vice-campeã nos 5 km em águas abertas.
Duda, que se prepara para competir nos 1.500m, 800m e 400m livres em piscina, e nos 5km e revezamento em águas abertas no Lago Paranoá, destaca a importância do Programa Compete Brasília, que permitiu que ela participasse de diversas competições pelo país no último ano. Seu treinador, Waldemyr Saldanha, ressalta o potencial e a dedicação da atleta, afirmando que ela tem um futuro promissor no esporte.

