back to top
24 C
Brasilia
quinta-feira, 5 fevereiro 2026, 12:21:54
Publicidade
Publicidade

DF amplia incentivo ao hidrogênio de baixo carbono

Publicado em:

Repórter: Marta Borges

Notícias relacionadas

Lei obriga apps de transporte a atender PCDs no DF

Lei no DF obriga aplicativos de transporte a criar categoria para pessoas com deficiência e exigir capacitação específica dos motoristas.

CLDF realiza sessão solene pelo Dia Mundial do Câncer

CLDF promove sessão solene pelo Dia Mundial do Câncer, destacando prevenção, diagnóstico precoce e políticas públicas no DF.

Nova lei no DF muda cálculo do ITBI

Uma nova lei promulgada no fim de 2025 alterou...

Hanseníase ainda causa sequelas por falhas no diagnóstico

Audiência na Câmara do DF alerta que diagnóstico tardio da hanseníase ainda causa sequelas evitáveis e expõe falhas no atendimento.
Publicidade

Lei do DF muda o foco e abre caminho para novos usos de hidrogênio

O Distrito Federal atualizou sua política energética e ampliou o escopo do que considera “hidrogênio” dentro da estratégia de descarbonização. A Lei distrital 7.839/2025, sancionada em 26 de dezembro de 2025, altera a Lei 7.404/2024 e institui a Política Distrital do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono, substituindo a abordagem centrada apenas no “hidrogênio verde” por um conceito mais amplo.

Na prática, a mudança cria base legal para estimular, no DF, projetos e cadeia produtiva ligados ao hidrogênio de baixa emissão de carbono (H2BC), com potencial de aplicação em transporte, indústria e insumos estratégicos, como fertilizantes, dependendo do desenho dos projetos e da viabilidade econômica.

O que muda com a nova lei no DF

A lei de 2024 instituiu a Política Distrital do Hidrogênio Verde, associada à produção a partir de fontes renováveis.
Com a atualização de 2025, o DF passa a tratar como prioridade não só o “verde”, mas o conjunto de rotas classificadas como baixa emissão de carbono, alinhando a nomenclatura e o escopo com o marco nacional.

O texto foi apresentado na Câmara Legislativa como uma adequação ao ambiente regulatório federal e como mecanismo de incentivo à produção e ao uso do H2BC em setores definidos como estratégicos.

Como isso se conecta ao marco federal

No plano federal, o marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono foi estabelecido pela Lei 14.948/2024, sancionada em 2 de agosto de 2024, que institui a Política Nacional do setor e referencia mecanismos como certificação voluntária.
Além disso, a legislação federal avançou com o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC) pela Lei 14.990/2024, que também altera a Lei 14.948/2024.

Diretrizes previstas: incentivos e pesquisa

Entre as diretrizes destacadas na divulgação institucional da CLDF, a política distrital prevê estímulo ao uso do H2BC no transporte público, na agricultura e em outros setores, além de instrumentos fiscais e creditícios condicionados à legislação e à disponibilidade orçamentária. Também menciona incentivo a convênios e financiamento de pesquisa para reduzir custos, desenvolver tecnologia e formar profissionais para projetos ligados ao hidrogênio.

Autoria e foco social no debate

A CLDF informa que o deputado Rogério Morro da Cruz (PRD) é autor das duas leis distritais sobre o tema (7.404/2024 e 7.839/2025) e registra declarações do parlamentar defendendo a transição energética com recorte social, citando maior impacto de eventos climáticos em áreas vulneráveis.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.