A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realiza a 4ª edição do seminário Defensoria na Luta Antirracista nos dias 13 e 14 de novembro. O evento, focado no debate de temas cruciais para o combate ao racismo, é gratuito e aberto à comunidade.
A abertura oficial está marcada para hoje, quinta-feira (13), às 18h30, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). As sessões de debate ocorrerão na sexta-feira (14), a partir das 8h30, no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no Setor de Autarquias Norte.
Programação e palestra magna
A palestra magna será conduzida por Fabio Esteves, juiz instrutor do gabinete do ministro Edson Fachin no Supremo Tribunal Federal (STF).
O segundo dia de evento contará com painéis sobre diversos aspectos do debate antirracista, incluindo:
- A lei de racismo e o preconceito racial.
- Letramento racial e interculturalidade.
- Hermenêutica jurídica da branquitude e caminhos para uma hermenêutica antirracista.
- O dever das defensorias públicas de combater o racismo institucional.
Dicionário antirracista da DPDF
Durante o seminário, será disponibilizada a segunda edição do Dicionário Antirracista da DPDF. O material, lançado pela ouvidoria da instituição, é uma ferramenta de letramento racial que visa auxiliar no combate às desigualdades e discriminações. O dicionário é reconhecido nacionalmente, figurando em lista de referências sobre o tema elaborada pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR).
O defensor público-geral substituto, Fabrício Rodrigues, enfatizou a importância da iniciativa: “Ao promover esse seminário pela quarta vez, a Defensoria Pública do DF reafirma seu compromisso com a igualdade racial e com a construção de uma sociedade mais justa.”
As inscrições para o seminário podem ser realizadas online.

