back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 03:06:57
Publicidade
Publicidade

Estudantes do DF se destacam em conferência mundial

Publicado em:

Reporter: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

Camada de ozônio apresenta sinais de recuperação, diz OMM

A camada de ozônio da Terra apresentou sinais de...

Brasília sedia Seminário sobre natureza e primeira infância

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)...

Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025 abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Fotografia...

Itaipu transforma apreensões em energia limpa

No lado brasileiro da usina hidrelétrica de Itaipu, em...
Publicidade

Enquanto vozes de todo o mundo debatiam o futuro do saneamento e dos resíduos na II Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento (Cirsol), um grupo de estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) GAN, do Plano Piloto, roubou a cena. No Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, os alunos apresentaram o projeto Ecogan, mostrando como a educação ambiental na prática pode transformar a realidade de uma escola.

O projeto, que começou com a reciclagem de lixo orgânico para alimentar as galinhas do galinheiro da escola, hoje é uma ação ampla de coleta seletiva e economia criativa. Para a Cirsol, a professora Júlia Schnorr preparou uma dinâmica em que os alunos, divididos em grupos, investigavam respostas para perguntas sobre reciclagem e aterros sanitários nos estandes da conferência.

Ecogan: pilares e resultados concretos

O Ecogan se baseia em três pilares: cidadania, economia solidária e meio ambiente. A primeira etapa do projeto, o “Papá da Galinha”, transformou o descarte de lixo orgânico em um hábito consolidado. Um estudo revelou que 52% do lixo da escola era orgânico, e a iniciativa da compostagem conseguiu gerenciar a maior parte desse resíduo.

A reciclagem de materiais também traz benefícios diretos para os alunos. As latinhas, por exemplo, são vendidas para uma cooperativa, e o dinheiro arrecadado retorna para os estudantes via orçamento participativo. No ano passado, a verba reformou banheiros e financiou a festa do Dia das Crianças. A aluna Mel de Lima resumiu a importância do projeto: “Com a reciclagem, o planeta vai ser um pouco mais saudável, porque a gente já está estragando ele”.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.