back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 03:06:59
Publicidade
Publicidade

Expedição pelo Rio Amazonas vai unir ciência e saberes tradicionais

Publicado em:

Repórter: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

Camada de ozônio apresenta sinais de recuperação, diz OMM

A camada de ozônio da Terra apresentou sinais de...

Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025 abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Fotografia...

Brasília sedia Seminário sobre natureza e primeira infância

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)...

Itaipu transforma apreensões em energia limpa

No lado brasileiro da usina hidrelétrica de Itaipu, em...
Publicidade

Uma expedição científica pelo Rio Amazonas, entre Manaus e Belém, pretende aproximar pesquisadores e comunidades locais na busca por soluções frente às mudanças climáticas na região. A viagem ocorrerá de 28 de outubro a 21 de novembro, a bordo da embarcação Iaraçu, e integra a Temporada Brasil-França 2025.

O projeto é fruto da cooperação entre os dois países e envolve dez instituições. Ao longo do percurso, o Iaraçu receberá cientistas, ribeirinhos, empreendedores da bioeconomia, associações e cooperativas, criando um espaço de troca de saberes.

“O Iaraçu tem uma dimensão participativa e inclusiva, e esse encontro de diferentes vozes é o que dá peso e particularidade ao projeto”, destacou o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain.

A iniciativa será concluída em Belém, sede da COP30, após passar por cidades como Itacoatiara, Parintins, Óbidos, Alter do Chão, Almerim, Porto de Moz, Gurupá e Breves. O material coletado chegará à capital paraense antes de 6 de novembro, a tempo de ser levado às negociações internacionais.

Segundo o Institut de Recherche pour le Développement (IRD), o nome Iaraçu remete à protetora dos rios (Iara) e àquilo que é grandioso (açu), simbolizando a missão de levar a voz dos povos da floresta para o debate global.

A presidente da Capes, Denise de Carvalho, destacou que os dados devem gerar novas publicações científicas:

“Pelo menos alguns livros e artigos nós temos certeza que serão frutos desse trabalho, ampliando a divulgação científica e socioambiental”, disse.

Chamada pública

Está aberto até 29 de agosto o edital para seleção de uma equipe franco-brasileira de 28 pessoas que embarcará na expedição. Podem participar pesquisadores universitários, startups com foco em soluções climáticas e instituições socioambientais.

As propostas devem incluir atividades como workshops, seminários, formações e dinâmicas com comunidades ribeirinhas. O resultado será divulgado em 15 de setembro. Mais informações podem ser obtidas na representação do IRD no Brasil ou pelo e-mail bresil@ird.fr

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.