O Brasil brilhou nesta quinta-feira (25) no Mundial de Natação Paralímpica, disputado em Singapura. O paulista Gabriel Bandeira estabeleceu um novo recorde mundial nos 200 metros medley da classe SM14 (deficiência intelectual), conquistando a medalha de ouro com o tempo de 2min05s40.
Ele superou o britânico Rhys Darbey, prata com 2min05s84, e o canadense Nicholas Bennett, bronze com 2min06s30.
Quem também garantiu lugar mais alto no pódio foi a pernambucana Carol Santiago, campeã dos 100 metros livre S12 (baixa visão) com 1min00s51. Na mesma prova, a paraense Lucilene Sousa levou o bronze.
“Confesso que não estou tão rápida quanto esperava nesta competição, mas fico feliz de trazer mais um ouro para o Brasil e treinar outras situações. Estou bem satisfeita com este Mundial: três provas individuais, três ouros e um recorde mundial no revezamento”, declarou Carol.
O país também comemorou medalhas de bronze com a mineira Laila Suzigan Abate nos 100 metros peito SB5 (comprometimento físico-motor) e com Patrícia Pereira nos 50 metros livre S4, prova em que a carioca Lídia Cruz conquistou a prata.
Com os resultados, o Brasil chegou a 10 ouros, 12 pratas e nove bronzes, ocupando a 6ª posição no quadro de medalhas da competição.

