A Itaipu Binacional anunciou, em sua segunda chamada do programa “Itaipu Mais que Energia”, a seleção de 330 entidades que receberão um total de R$ 83,3 milhões para projetos sociais e ambientais. As instituições contempladas estão em 167 municípios do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul.
Com esta nova lista, o programa eleva o investimento total para R$ 305 milhões, alcançando 1.019 entidades em 297 municípios. A expectativa é beneficiar diretamente 560 mil pessoas por meio de 13 linhas de trabalho, que incluem áreas como educação, esporte, cultura, economia solidária e conservação ambiental.
Fortalecimento da sociedade civil
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou que a iniciativa reconhece o papel fundamental da população na redução das desigualdades. “A população, com seu trabalho, vontade e dedicação ao próximo, desempenha um papel crucial na redução dessas disparidades”, afirmou.
Apoiando o fortalecimento das organizações sociais que atuam com os segmentos mais vulneráveis, o edital é uma parceria com a Caixa Econômica Federal e é considerado inédito em abrangência e impacto.
As entidades selecionadas têm até 30 de setembro para ajustar seus projetos no sistema Bússola Social. O não cumprimento do prazo pode levar à desclassificação.

