O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (28) a criação de uma Universidade do Esporte no Brasil. O anúncio oficial deve ocorrer no início de setembro. A declaração foi feita durante uma recepção a atletas da ginástica rítmica no Palácio do Planalto.
A ideia inicial era criar uma faculdade de futebol, mas, segundo o presidente, o projeto foi ampliado para cobrir uma diversidade maior de modalidades. “Eu achei que era melhor a gente avançar para uma coisa mais geral, porque a questão do esporte é mega diversa”, afirmou.
Ao lado do ministro do Esporte, André Fufuca, o presidente também mencionou que deve se encontrar com jogadoras da seleção feminina de futebol, em um evento que celebrará o esporte no país. O Brasil será a sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027. O ministro, por sua vez, informou sobre o envio de um projeto de lei para incentivar o futebol feminino.
Na cerimônia, Lula reforçou a importância do programa Bolsa Atleta, criado em 2005, que apoia o desenvolvimento esportivo de atletas com dificuldades financeiras.

