Após mais de duas décadas de estagnação, o Metrô-DF entra em uma nova fase de expansão e modernização, com investimentos robustos do Governo do Distrito Federal (GDF). Desde 2019, três novas estações foram entregues — Estrada Parque, 106 Sul e 110 Sul — e novos projetos preveem mais 10 quilômetros de linhas e seis estações futuras, além da renovação tecnológica da frota.
O conjunto de obras concluídas, que somam mais de R$ 44 milhões em investimentos, já demonstra retorno. As estações 106 Sul e 110 Sul geraram mais de R$ 11 milhões em receitas adicionais com locação de espaços e publicidade, segundo o Metrô-DF.
Expansão: Samambaia, Ceilândia e Linha Sul
A ampliação da rede visa atender as Regiões Administrativas e reforçar o papel social do modal. O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral Ribeiro, destaca que a entrega de novas paradas cumpre a responsabilidade social da companhia e, ao mesmo tempo, eleva as receitas para futuros investimentos.
Os projetos de expansão incluem:
- Samambaia (Linha 1): Previsão de mais 3,6 km de via e duas novas estações, com investimento de R$ 348,9 milhões já garantidos até 2026.
- Ceilândia: Em fase de análise, o projeto prevê a construção de duas novas estações e a adição de 6 km de linha, beneficiando mais de 35 mil passageiros/dia.
- Região Sul (Linha 2): Equipes trabalham em estudos de viabilidade para implementar uma nova linha de aproximadamente 50 km, ligando Gama, Santa Maria, Recanto das Emas e outras regiões à Rodoviária do Plano Piloto e à Esplanada dos Ministérios.
Modernização da frota e tecnologia
Em paralelo à ampliação, o GDF prepara um grande pacote de modernização para garantir a segurança e a longevidade do sistema.
- Novos Trens: Previsão de compra de 15 novos vagões em um investimento de cerca de R$ 900 milhões.
- Reforma: Manutenção completa de 20 trens antigos da série 1000, para alinhá-los tecnologicamente aos novos modelos.
- Sinalização: Troca completa do sistema de sinalização e controle, com custo estimado entre R$ 600 milhões e R$ 800 milhões, para maior segurança e eficiência energética.
O Metrô-DF também investiu em modernização tecnológica focada no usuário, como o pagamento por aproximação nas catracas, uso de QR Code no lugar de bilhetes de papel, painéis informativos em todas as 27 estações e o lançamento de um aplicativo para acompanhamento em tempo real.
Horário estendido e sucesso do “Vai de Graça”
Outra mudança importante foi a ampliação do horário de operação aos domingos, que agora funciona até 21h30, atendendo a uma demanda antiga.
Segundo Handerson Cabral, a medida, aliada ao programa Vai de Graça (transporte gratuito aos domingos), dobrou o número de passageiros, saindo de 30 mil para 50 mil usuários aos domingos.
Com todos esses investimentos, o Metrô-DF busca se preparar tecnologicamente para atender as próximas quatro décadas de crescimento do Distrito Federal.

