A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) promoveu nesta quarta-feira (3) o IX Encontro Distrital de Mulheres Rurais, onde a banana foi a estrela. Durante o evento, realizado na Expoabra, 60 produtoras rurais aprenderam a fazer um bobó vegano usando a casca da fruta, reforçando a importância do aproveitamento integral de alimentos e do empreendedorismo.
A iniciativa, que faz parte do trabalho contínuo de capacitação da Emater-DF, tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar. “Temos capacitações tanto na parte produtiva, de gestão, quanto de artesanato, agroindústria e de processamento dos produtos”, afirmou o presidente da Emater-DF, Cleison Durval.
Inovação na cozinha e empreendedorismo
O chef Henrique Marques, do Centro Universitário UDF, mostrou na prática como a casca da banana pode se transformar em um prato saboroso e nutritivo. A ideia é quebrar o paradigma de que a fruta só serve para receitas doces, gerando novas oportunidades de renda para as agricultoras. A nutricionista da Emater, Danielle Amaral, destacou que a iniciativa empodera as mulheres, mostrando a elas novas possibilidades de negócio.
A produtora rural Viviane Moreira, de Brazlândia, ressaltou que encontros como esse são essenciais para o “fortalecimento das comunidades rurais”, permitindo a troca de experiências e a aquisição de novos conhecimentos.
A Emater-DF aponta que cerca de 40% das propriedades rurais do DF são comandadas por mulheres, e o evento reforça o tema “mulheres em transformação”, com o intuito de abrir a mente das agricultoras para o mercado e para o empreendedorismo.

