back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 21 janeiro 2026, 09:13:50
Publicidade
Publicidade

Receita Federal Libera Maior Lote de Restituição do IR

Publicado em:

Reporter: Fabíola Fonseca

Notícias relacionadas

Safra recorde leva produção agrícola a 346 milhões ton

O Brasil deve encerrar 2025 com uma safra recorde...

Acordo Mercosul-UE amplia acesso do Brasil ao comércio global

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta...

Bolsa bate recorde e dólar cai abaixo de R$ 5,40

Num dia de alívio no mercado financeiro, a bolsa...

Mercosul e UE firmam acordo após 26 anos de negociações

Após 26 anos de negociações, representantes do Mercosul e...

Buscas por duas crianças no Maranhão chegam ao 12º dia

As buscas por duas crianças desaparecidas em um quilombo...
Publicidade

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (30) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025, o maior da história em número de contribuintes e em valor. Cerca de 6,5 milhões de brasileiros que entregaram a declaração nas primeiras semanas terão as contas acertadas com o Leão, recebendo um total de R$ 11 bilhões. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.

A totalidade do valor será destinada a contribuintes com prioridade legal ou por nova regra, conforme informado pelo Fisco.

Quem recebe neste lote?

As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

  • 4.764.634 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix simultaneamente.
  • 1.044.585 contribuintes de 60 a 79 anos.
  • 496.650 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
  • 148.090 contribuintes acima de 80 anos.
  • 91.363 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

É importante destacar que, embora não tivessem prioridade por lei, os contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e o Pix juntos passaram a ter preferência neste ano. Neste lote específico, não haverá pagamentos para contribuintes sem prioridade.

Como consultar e onde receber

A consulta para saber se você está neste lote foi liberada no dia 23 de junho. Para verificar, basta acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será realizado na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF que foi informada na sua declaração do Imposto de Renda.

Caso seu nome não esteja na lista, é recomendado acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da sua declaração. Se houver alguma pendência, você poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes ou a malha fina.

O que fazer se a restituição não for depositada?

Se, por algum motivo, a restituição não for creditada na conta informada (por exemplo, conta desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nessas situações, o contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade, através do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do Banco do Brasil (4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades, e 0800-729-0088 para deficientes auditivos).

Se o valor não for resgatado em até um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo novamente pelo Portal e-CAC. O caminho é: “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.