back to top
24 C
Brasilia
sexta-feira, 20 fevereiro 2026, 20:00:26
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaCidadesTerracap abre Reurb-S em Arniqueira para baixa renda

Terracap abre Reurb-S em Arniqueira para baixa renda

Publicado em:

Repórter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

Celina Leão acompanha plano de segurança para o Carnaval

Celina Leão acompanhou neste sábado (14) o plano integrado de segurança para o Carnaval no DF, com atuação conjunta das corporações. Luh Fiuza/VGDF

Videomonitoramento chega a todas as regiões do DF

Câmeras DF chegam a Água Quente e completam o videomonitoramento nas 35 regiões. Rede soma 1.350 equipamentos com transmissão ao Ciob. Agência Brasília

Arena Tech em Sobradinho terá hackathon e entrada gratuita

Arena Tech DF chega a Sobradinho de 20 a 22 de fevereiro com palestras, games e hackathon de 72 horas, com entrada gratuita e ingressos online. Divulgação/Secti-DF

“Carnavais”: psicóloga explica sentidos da festa no Brasil

Psicóloga Ana Beatriz Dias diz que não existe um só Carnaval: há “carnavais” com sentidos culturais, sociais e espirituais no Brasil. © Fernando Frazão/Agência Brasil

DF renova frota de ônibus e prepara salto para elétricos

Ônibus DF ficam mais novos com frota renovada, Euro 6 e plano de ampliar elétricos em 2026, segundo Semob-DF e balanços do GDF. Joel Rodrigues/Agência Brasília
Publicidade

Edital do GDF abre caminho para Reurb-S em Arniqueira

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, na quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026, um edital que cria uma alternativa para famílias de menor renda que vivem em áreas em processo de regularização fundiária. A primeira região contemplada é Arniqueira, por meio de iniciativa conduzida pela Terracap.
Na prática, moradores que se enquadrarem na Regularização Fundiária de Interesse Social (Reurb-S) poderão solicitar o reenquadramento e acessar condições como redução de juros, uso do FGTS na aquisição do imóvel e, nos casos previstos em lei, regularização do lote por doação.

O que muda em Arniqueira com o reenquadramento

Até agora, a área de Arniqueira estava enquadrada como Reurb-E (Interesse Específico), o que, em termos práticos, significava que os ocupantes precisariam adquirir o lote por compra quando incluído em edital de venda direta. Com o novo edital, famílias que atendam aos critérios de “interesse social” poderão pedir o reenquadramento para Reurb-S.

O governador Ibaneis Rocha afirmou que o edital foi construído com administração regional e lideranças locais e que prevê condições facilitadas, como ampliação do parcelamento e redução de taxas. “O objetivo é facilitar a vida de quem deseja regularizar sua área de moradia e ter a tranquilidade de receber a escritura definitiva”, declarou.

Quem pode solicitar a Reurb-S segundo os critérios divulgados

De acordo com as informações oficiais divulgadas sobre a medida, poderá solicitar o enquadramento como interesse social o morador que, quando o lote estiver em edital de venda direta, tiver renda familiar de até cinco salários mínimos, residir em imóvel de até 250 m², não possuir outro imóvel no DF, não ter sido beneficiado por programa habitacional e atender a critérios técnicos.

A administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino, disse que a mudança responde ao perfil socioeconômico local e a uma demanda de famílias que vivem há muitos anos na região e não conseguem arcar com as regras tradicionais de aquisição.

O que é Reurb e por que a modalidade importa

A Reurb é um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinado a incorporar núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial e titular seus ocupantes, conforme o marco legal federal.
A diferença prática entre Reurb-E e Reurb-S é que a modalidade social é direcionada à população de menor renda e pode permitir condições mais favorecidas, inclusive hipóteses de titulação com tratamento social, dentro do que a legislação e os critérios técnicos autorizarem.

Possível efeito para outras áreas do DF em regularização

O comunicado da administração regional indica que, embora Arniqueira seja a primeira a receber a medida, as regras do edital podem ser aplicáveis a outras áreas do Distrito Federal em processo de regularização, desde que os critérios sejam atendidos.

Links relacionados
GDF lança edital que permite regularização por interesse social em Arniqueira
Regularização fundiária avança em Arniqueira e pode beneficiar moradores de outras regiões
LEI Nº 13.465, DE 11 DE JULHO DE 2017.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.