A advogada Verônica Abdalla Sterman tomou posse nesta terça-feira (30) como ministra do Superior Tribunal Militar (STM). Ela é a segunda mulher a integrar a corte em seus 217 anos de história.
Em seu discurso de posse, Verônica destacou a importância de uma maior representatividade feminina na Justiça. “Que esse marco não seja apenas um símbolo isolado, mas um passo para que nosso Judiciário não precise mais de datas para lembrar que mulheres estão presentes em igualdade”, afirmou a nova ministra.
Diversidade e humanização
A presidente do STM, Maria Elizabeth Rocha, que foi a primeira mulher a ser nomeada para o tribunal, ressaltou que a presença feminina em espaços de poder humaniza as instituições.
“Cada passo dado em favor da diversidade é um passo dado em direção a uma Justiça que se reconhece no outro e que se compromete com o ideal de universalidade inata ao direito. Justiça não se coaduna com exclusão”, disse a presidente.
O STM é composto por 15 ministros, sendo cinco civis e dez militares. A nomeação de Verônica Sterman foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

