A Seleção Brasileira Feminina de Futebol embarcou nesta quinta-feira (10) do Rio de Janeiro rumo a Quito, no Equador. A equipe participará da Copa América, com estreia marcada para o próximo domingo (13), às 21h (horário de Brasília), contra a Venezuela. A partida terá transmissão ao vivo pela TV Brasil.
Antes da estreia pelo Grupo B, que também inclui Bolívia, Paraguai e Colômbia, a seleção terá dois dias de preparação em Quito. Os treinos estão agendados para sexta (11) e sábado (12), a partir das 18h, no Centro de Treinamento (CT) da LDU. A equipe vinha treinando nos últimos seis dias na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).
Copa América e vagas em disputa
A abertura da Copa América foi antecipada para a noite desta sexta-feira (11) por decisão da Conmebol. O primeiro jogo do torneio será entre Equador e Uruguai, pelo Grupo A, às 21h.
As brasileiras buscarão o nono título da Copa América. O torneio reúne 10 seleções, divididas em duas chaves de cinco equipes. O Grupo A conta com o anfitrião Equador, Argentina, Chile, Peru e Uruguai. Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão às semifinais, que serão disputadas nos dias 28 e 29 de julho. A grande final está programada para 2 de agosto.
As seleções que chegarem à decisão do título garantirão vaga direta para a próxima edição da Olimpíada em Los Angeles (EUA), em 2028. O torneio também distribuirá vagas para os cinco melhores colocados nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), em 2027.
Uma mudança importante nesta edição é que, pela primeira vez na história, a Copa América não classificará diretamente para a Copa do Mundo. As seleções terão de disputar as eliminatórias para o Mundial Feminino de 2027, que será realizado no Brasil. Serão oferecidas duas vagas diretas e outras duas na repescagem para o mundial.