back to top
24 C
Brasilia
segunda-feira, 15 dezembro 2025, 21:58:56
Publicidade
Publicidade

Semanalmente o GDF dá suporte a pessoas em situação de rua

Publicado em:

Repórter: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

Câmara salva Zambelli e amplia a própria contradição

A Câmara dos Deputados decidiu que Carla Zambelli segue...

Sede da PGDF passa a se chamar Edifício Marlon Tomazette

A sede da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) passou...

Seis meses a Glauber e o teatro previsível da Câmara

Vamos combinar uma coisa logo de saída: o que...

Regularização de terras rurais no DF beneficia 780 famílias

O Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou o programa...

Agricultura familiar fortalece merenda nas escolas do DF

A fala espontânea do estudante Adam Brandão, de 17...
Publicidade

O Governo do Distrito Federal (GDF) segue ampliando as medidas de acolhimento e assistência à população em situação de rua, consolidando sua posição de pioneiro no país na implantação de uma política estruturada para esse público. Na última semana, o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil, realizou atendimentos em diferentes regiões do DF, promovendo dignidade e apoio social a dezenas de pessoas.

De 30 de agosto a 5 de setembro, as operações passaram por 32 pontos no Plano Piloto, Lago Sul e Gama, atendendo 41 pessoas e removendo 38 estruturas precárias com o auxílio de oito caminhões.

Na sexta-feira (5), por exemplo, a força-tarefa contemplou seis pontos do Gama, oferecendo atendimento a três pessoas e retirando duas estruturas precárias. Nos dias anteriores, equipes também percorreram Lago Sul, Plano Piloto e outras localidades, sempre com foco em oferecer suporte e alternativas à população vulnerável.

Políticas pioneiras e estruturadas

Sob a coordenação do secretário-chefe Gustavo Rocha, o Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano formal após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu ações de abordagem à população de rua. O modelo brasiliense nasceu de testes realizados em maio de 2024, que já haviam beneficiado cerca de 50 pessoas em Taguatinga e na Asa Sul.

Desde a oficialização do plano, em 27 de maio, o GDF mantém ações semanais em diferentes regiões administrativas, com passagens por locais como Vila Planalto, Ceilândia, Águas Claras e Arniqueira.

Avanços recentes

O governo também reforçou a rede de acolhimento com iniciativas inovadoras. Em julho, a vice-governadora Celina Leão, no exercício do cargo, lançou o programa Acolhe DF, voltado para tratamento de dependência química e fortalecimento das ações de saúde e assistência social.

No mesmo mês, foi inaugurado o primeiro hotel social de Brasília, com 200 vagas para pernoite, estrutura para receber animais de estimação e mais de mil acolhimentos registrados logo na primeira semana.

Outra frente importante é a Ação Contra o Frio, realizada em períodos de baixas temperaturas. Somente neste ano, a unidade aberta na Asa Sul já contabiliza 6,6 mil atendimentos, além da distribuição de agasalhos e cobertores arrecadados na Campanha do Agasalho Solidário.

Compromisso com dignidade e cidadania

As medidas demonstram o empenho do GDF em construir políticas públicas humanizadas e eficazes, que unem acolhimento, assistência social e saúde. A cada semana, o Distrito Federal consolida um modelo de gestão que tem servido de referência nacional no atendimento à população em situação de rua.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.