back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 13:38:00
Publicidade
Publicidade

Abrigo contra o frio intenso atende 358 pessoas em situação de rua no DF

Publicado em:

Autor: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

Detran do Distrito Federal autua motos com escapamento ilegal

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu...

Assinada ordem de serviço para construir o Túnel de Taguatinga

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta terça-feira (14), a...

Cresce o número de papelarias aptas ao Cartão Material Escolar

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) credenciou mais de...

Inscrições para 50ª Corrida de Reis começam nesta segunda

As inscrições para a tradicional Corrida de Reis começam nesta segunda-feira...

Governo do DF estabelece regras para a regularização de igrejas

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira...
Publicidade

Com a chegada da frente fria e temperaturas abaixo dos 12°C, o Governo do Distrito Federal (GDF) reforçou as ações de acolhimento à população em situação de rua. Desde a última quinta-feira (22), um abrigo emergencial foi instalado no ginásio do Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, funcionando todas as noites, das 19h30 às 6h. O local tem capacidade para 110 pessoas e, em apenas quatro dias, já acolheu 358 cidadãos – entre homens, mulheres, crianças e adolescentes.

No espaço, os acolhidos recebem muito mais do que abrigo: são atendidos com jantar e café da manhã, banho quente, colchões, cobertores limpos, kits de higiene e agasalhos, fornecidos pela Campanha do Agasalho Solidário, coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais e idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.

“Essa iniciativa mostra a força da atuação integrada do GDF, unindo políticas sociais em torno de um objetivo comum: salvar vidas e oferecer dignidade”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha. Ele enfatizou ainda que, desde a abertura do abrigo, equipes do governo acompanham de perto o funcionamento da estrutura.

Além da proteção contra o frio, o abrigo conta com tendas da Defesa Civil que oferecem atendimentos socioassistenciais específicos para crianças e mulheres. “Mais do que um teto, o que oferecemos é cuidado e proteção. Esse esforço coletivo mostra que, quando o frio aperta, o governo está presente com responsabilidade social”, completou o secretário.

Uma noite quente e segura para quem precisa

A ação faz parte do Plano Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). A secretária Ana Paula Marra explica que a medida é fruto de uma necessidade observada nos últimos anos, durante os períodos mais frios do ano.

“O objetivo é garantir uma noite quente, tranquila e digna para essas pessoas. Além do abrigo emergencial, a Sedes realiza um trabalho contínuo de abordagem social nas ruas e mantém casas de acolhimento em funcionamento regular”, afirmou.

A atuação integrada de diferentes órgãos do GDF busca garantir o mínimo de conforto e segurança à população mais vulnerável, especialmente neste momento em que o DF enfrenta a menor temperatura do ano: 11,9°C.

Campanha do Agasalho segue até julho

Lançada em 8 de maio, a 6ª edição da Campanha do Agasalho Solidário segue até 17 de julho, com o objetivo de arrecadar roupas de frio e acessórios em bom estado para famílias em situação de vulnerabilidade. A expectativa é superar as edições anteriores, que reuniram, em média, 10 mil peças por ano.

Estão sendo arrecadados casacos, mantas, meias, toucas, gorros e calçados para públicos de todas as idades. Os itens devem ser entregues limpos, em sacos plásticos transparentes, identificados com o tipo, tamanho e público da peça, para facilitar a triagem e distribuição.

Os pontos de coleta estão espalhados por administrações regionais, secretarias, o Palácio e Anexo do Buriti, entre outros órgãos do GDF. Informações completas podem ser acessadas pelas redes sociais da Chefia-Executiva de Políticas Sociais ou pelo WhatsApp (61) 99195-4079.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade