Para celebrar o Mês do Folclore Nacional, o Grupo Pele está com o espetáculo “Inabitável” em cartaz no Sesc Taguatinga. Com sessões neste sábado (16), às 19h, e domingo (17), às 18h, a obra une dança, circo e contação de histórias para resgatar lendas do imaginário brasileiro.
O espetáculo, que faz parte do projeto “Pele em Trânsito” e conta com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), mergulha na cultura popular. De acordo com a co-diretora e coreógrafa Catherine Zilá, a peça faz referências a seres folclóricos como Curupira, Saci, Cuca e Iara, mas com uma abordagem que reflete sobre a perda da memória e o impacto das novas tecnologias.
Inclusão e consciência ambiental
“Inabitável” também aborda questões ambientais, mostrando como os seres encantados perdem seu espaço físico nas matas e rios. A produção é resultado do trabalho de mais de 14 pessoas e busca conscientizar o público sobre a importância da preservação da cultura e da natureza.
O Grupo Pele demonstra seu compromisso com a acessibilidade, oferecendo sessões inclusivas. Nesta sexta-feira (15), o espetáculo foi apresentado para estudantes e pessoas com deficiência visual, que puderam acompanhar a peça com audiodescrição. A assistente social Zozimeire dos Santos, que tem deficiência visual, celebrou a iniciativa. “Com ela [audiodescrição], entendemos o que está acontecendo, somos incluídos ali”, disse.
No sábado (16), a apresentação contará com intérprete de Libras, garantindo a acessibilidade para a comunidade surda.
Próximas apresentações
O projeto “Pele em Trânsito” circulará por outras regiões do Distrito Federal:
- Plano Piloto: com o espetáculo “Um Lugar de Amor”.
- Gama: com a obra “O Labirinto de Vidro” em março de 2026.
As entradas para as apresentações do fim de semana são acessíveis e podem ser adquiridas no local.

