O boletim Panorama Covid da Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) indica uma tendência de redução em cinco dos oito indicadores precoces da doença no estado. Os dados mais recentes mostram uma queda na taxa de positividade dos testes rápidos, além da diminuição nas solicitações de leitos e nos atendimentos de adultos e crianças com sintomas gripais nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais.
A taxa de positividade dos testes rápidos na rede pública de saúde caiu de 16,8% para 11,2%, enquanto na rede particular, o índice recuou de 14,1% para 8%. As solicitações de leitos para adultos também diminuíram, passando de 652 em agosto para 562 no início de setembro.
Redução de atendimentos e predominância de vírus
O número de pacientes adultos com sintomas gripais nas UPAs estaduais caiu de 1.613 para 1.490 entre agosto e a primeira semana de setembro. Nos atendimentos pediátricos, após um pico em agosto, a tendência também foi de queda, com 1.040 atendimentos registrados na primeira semana de setembro. O número de casos confirmados de Covid-19 também mostra estabilização.
A SES-RJ reforça a importância da vacinação, especialmente para idosos, pois as amostras analisadas pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ) apontam para a predominância do vírus da Covid-19 entre essa faixa etária, enquanto o rinovírus prevalece entre as crianças.

