Profissionais do Hospital Cidade do Sol (HSol), administrado pelo IgesDF, participaram nesta quarta-feira (17) de um treinamento prático focado em atendimento de emergência. O evento, chamado “Treinamento de Habilidade: Prática em Compressão de Alta Qualidade Adulto”, teve como objetivo aprimorar as técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) para garantir respostas rápidas e eficazes em situações críticas.
O treinamento reuniu quatro turmas e reforçou a importância da atualização constante para as equipes de enfermagem. Segundo a enfermeira Luiza Esteves de Melo, a atividade focou na execução correta das compressões torácicas e ventilação adequada para manter a circulação e oxigenação dos pacientes até a chegada de suporte avançado.
Padronização e segurança para o paciente
Os participantes aplicaram o conhecimento em manequins de simulação, o que permitiu tirar dúvidas e aproximar a teoria da realidade hospitalar. A iniciativa, que visa padronizar condutas, foi elogiada pelo chefe do núcleo de enfermagem, Leandro Queza, que afirmou que o treinamento fortalece a atuação das equipes e aumenta a segurança dos pacientes.
Para a gerente-geral do hospital, Júlia Gurgel, o treinamento também serve para valorizar os profissionais, oferecendo ferramentas para que atuem com mais confiança. “Quando a equipe se sente preparada, o cuidado ao paciente ganha ainda mais qualidade”, ressaltou.

