O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (21) para os Estados Unidos, onde participará da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York. A comitiva brasileira, que inclui o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, terá uma agenda intensa entre os dias 22 e 24 de setembro, com foco em prioridades da política externa do Brasil.
Mantendo a tradição desde 1955, o Brasil será o primeiro país a discursar na abertura do debate geral, com o discurso de Lula previsto para a manhã de terça-feira (23).
Agenda do presidente: de Belém a Nova York
Além do discurso principal, Lula participará de uma série de eventos de alto nível.
- Questão Palestina: Na segunda-feira (22), o presidente estará na sessão sobre a resolução da Questão Palestina e a implementação da Solução de Dois Estados. O Brasil espera que a ocasião motive mais países a reconhecerem a Palestina como Estado, um passo já adotado por 148 nações.
- Democracia: Lula será um dos líderes do evento “Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo”, na quarta-feira (24). A iniciativa, liderada também pelo Chile e pela Espanha, busca fortalecer a cooperação internacional para combater a desinformação e o discurso de ódio.
- Crise Climática: O Brasil copresidirá um evento sobre a crise climática e apresentará novas contribuições nacionalmente determinadas (NDCs). A agenda de Lula também inclui a promoção do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado oficialmente na COP30 em Belém.
A comitiva brasileira também participará da Semana do Clima de Nova York, um evento preparatório para a conferência no Brasil.

