back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 03:39:32
Publicidade
Publicidade

DF terá 10 novos centros de convivência para idosos

Publicado em:

Repórter: Marta Borges

Notícias relacionadas

Teste de DNA-HPV para câncer de colo do útero no SUS

Nova tecnologia amplia chances de detecção precoce, reduz mortes...

Brasília sedia Campeonato Mundial de Kungfu

De 2 a 7 de setembro, Brasília será a...

Regularização de terras rurais no DF beneficia 780 famílias

O Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou o programa...

Camada de ozônio apresenta sinais de recuperação, diz OMM

A camada de ozônio da Terra apresentou sinais de...
Publicidade

O governador Ibaneis Rocha anunciou, nesta sexta-feira (3), durante o evento em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa, no Parque da Cidade, a construção de dez novos Centros de Convivência do Idoso (CCI) no Distrito Federal. O investimento total será de R$ 15 milhões.

As novas unidades, orçadas em R$ 1,5 milhão cada, devem ser implantadas em Ceilândia, Arapoanga, Brazlândia, Gama, Itapoã, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Sol Nascente e Sobradinho II.

Segundo o governador, a meta é ampliar os espaços de acolhimento e lazer para a população idosa em todas as regiões administrativas:

“Estive em um centro recentemente e vi a alegria das pessoas. Saí de lá com o compromisso de construir mais 10 espaços. Os projetos já estão prontos e em breve serão licitados”, afirmou Ibaneis Rocha.

Apoio à terceira idade

Atualmente, o DF conta com cerca de 200 mil pessoas idosas, segundo o Instituto de Pesquisa e Estatística (IPEDF). Para o secretário de Governo, José Humberto Pires, a expansão dos CCI é essencial para acompanhar esse crescimento populacional:

“Esses espaços permitem convivência, troca e acolhimento, especialmente para aqueles que não têm contato diário com familiares.”

A deputada distrital Jaqueline Silva, organizadora da festa que reuniu cerca de 1,5 mil idosos, defendeu que a data também serve para quebrar preconceitos e valorizar quem ajudou a construir Brasília:

“Precisamos cuidar de quem já cuidou da gente. Nossos idosos podem e devem participar de tudo o que quiserem”, disse a parlamentar.

Programas em andamento

O GDF mantém atualmente iniciativas voltadas ao envelhecimento ativo, como o Programa Viver 60+, que atende mais de sete mil idosos em 34 polos, oferecendo atividades gratuitas de saúde, bem-estar e inclusão social. Na área médica, há dez ambulatórios de geriatria, centros de reabilitação e programas preventivos.

Outro destaque é o projeto Flor por Onde Eu For, que promove encontros para combater ansiedade, depressão e solidão entre idosos. A Cartilha dos Direitos da Pessoa Idosa, lançada pela Sejus-DF, também oferece informações sobre garantias legais e orientações às famílias.

O evento no Parque da Cidade contou com alongamento, dança, coral, apresentações musicais e depoimentos emocionados de participantes, que destacaram o impacto positivo das atividades para saúde e autoestima.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.