back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 21 janeiro 2026, 09:26:35
Publicidade
Publicidade

Celina Leão defende liderança feminina e debate segurança pública

Publicado em:

Repórter: Marta Borges

Notícias relacionadas

Pena se cumpre, conforto se limita e espetáculo não decide processo

O Supremo Tribunal Federal decidiu trocar o palco do...

GDF cria cargos para ex-moradores de rua e muda suas vidas

O Governo do Distrito Federal iniciou uma mudança inédita...

Toffoli vê indícios de crimes contínuos no caso Banco Master

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Alckmin diz que sanção dos EUA ao Irã não afeta Brasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria,...

Primeira vacina marcou esperança e expôs atrasos no Brasil

Há cinco anos, o Brasil começava a enxergar uma...
Publicidade

A vice-governadora Celina Leão participou nesta terça-feira (11) do 4º Brasília Summit Lide, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) no Hotel Brasília Palace. O evento, com o tema “Mulheres Líderes”, reuniu gestoras públicas e executivas do setor privado para discutir os desafios da liderança feminina e o papel das mulheres nos espaços de decisão.

Celina ressaltou que a educação é a base da transformação social. Segundo ela, garantir oportunidades para meninas desde cedo é essencial para ampliar a presença feminina em cargos de poder. “Tudo parte da educação. É preciso investir na formação e na capacitação de mulheres. Que as meninas se enxerguem como líderes e encontrem exemplos reais para se inspirarem”, afirmou.

Ela acrescentou que as mulheres “transformam tudo o que tocam, porque levam alma à política”, e enfatizou que a presença feminina não é concessão, mas potência.

Liderança feminina e segurança pública

Durante o evento, Celina Leão também abordou a participação feminina nos debates sobre segurança pública. Segundo ela, o tema deve ser tratado como uma questão coletiva, especialmente porque as mulheres sofrem com os impactos diretos da violência.

Como exemplo, citou a operação contra o crime organizado no Rio de Janeiro, realizada no último dia 28, que resultou no cumprimento de mandados judiciais contra integrantes da facção Comando Vermelho, além da apreensão de armas de alto calibre e entorpecentes.

Celina destacou a criação do Consórcio da Paz, fruto de uma reunião entre governadores, e defendeu um debate nacional sobre soberania e segurança, com ampla participação feminina. “Todos os governadores, independentemente de ideologia, precisam sentar com o governo federal e discutir o tema com seriedade. Esse debate exige a presença das mulheres”, observou.

Cooperação e resultados concretos

A vice-governadora também reforçou que o enfrentamento à criminalidade não pode ser politizado. Para ela, a cooperação entre União e estados é o caminho mais eficaz para garantir resultados.

“Não podemos tirar as prerrogativas da Polícia Federal. É preciso ampliá-las com apoio dos estados. A população quer resultados, não disputas políticas”, afirmou, em referência ao projeto de lei antifacção que tramita no Congresso Nacional.

Prevenção e fortalecimento de políticas públicas

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou que o enfrentamento à violência exige planejamento e diagnóstico baseado em dados. Segundo ela, o GDF ampliou em 743% o orçamento da Secretaria da Mulher, o que permite avançar nas ações de prevenção.

“Não queremos apenas enfrentar a violência, queremos preveni-la. Políticas públicas eficazes exigem investimento e informação qualificada”, ressaltou Giselle.

O Brasília Summit Lide contou ainda com a presença da primeira-dama Mayara Noronha Rocha e da CEO do Grupo Sabin, Lidia Abdalla, além de outras lideranças femininas dos setores público e privado.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.