Quase 12 anos fechado. Mas na tarde desta sexta-feira (28), o Autódromo Internacional de Brasília recebeu seu primeiro público depois da reinauguração: 300 crianças de escolas públicas do DF que, pela primeira vez na vida, pisaram numa pista de corrida de verdade.
Eram estudantes do Centro de Ensino Fundamental 2 da Estrutural e da Escola Classe 25 de Ceilândia, com idade entre 10 e 12 anos. E o que eles viram? Treinos da Stock Light e da Stock Car — categorias que competem oficialmente no sábado (29) e domingo (30) no local. Além disso, participaram de atividades educativas sobre segurança no trânsito.
A iniciativa faz parte de um projeto do Instituto Stock que começou este ano em Curvelo (MG) e agora chegou a Brasília com o dobro de crianças atendidas, graças à parceria com o Instituto BRB.
“Além de social, é uma ação que promove autoestima e cidadania. As crianças enxergam várias profissões, possibilidades e também sonhos. Tem crianças que são fãs de automobilismo, mas que nunca tiveram a possibilidade de antes vir no autódromo”, explicou Camila Melo, CEO do Instituto Stock.
Emoção e gritaria nas arquibancadas
Curiosidade, encantamento, emoção e euforia. Esses foram os sentimentos que tomaram conta dos pequenos. Todos estavam ali pela primeira vez. Muitos só conheciam corrida pela televisão.
A programação começou às 14h com uma atividade do DER-DF e do Detran-DF sobre segurança viária. “É uma oportunidade de passar a educação de trânsito em um lugar tão bacana e que as crianças estão tão estimuladas”, disse Graziela Piloni, chefe de Campanha Educativa de Trânsito do Detran. “Se educarmos bem os pequenos, eles vão levar isso para casa e vão se tornar cidadãos mais conscientes de um trânsito seguro.”
Depois, veio a parte que arrancou gritos das arquibancadas: os treinos na pista. O som dos motores, o cantar de pneus no asfalto novo, a velocidade. E, de quebra, a chance de conhecer pilotos reconhecidos nacionalmente.
Ana Laura Ferreira, 11 anos, pegou cinco autógrafos no boné: “Estou achando maravilhoso. Nunca tinha vindo a um autódromo, só tinha visto corrida na televisão. É muito bom estar aqui.”
Lucas Daniel Cruz, 10, fã de automobilismo, também se emocionou: “É a primeira vez, e a gente consegue ver uma corrida tão legal como essa, os carros acelerando e dando a volta no autódromo todo. Me senti muito emocionado.”
Já Eduardo Pires, 11, destacou o aprendizado: “Estou achando muito bom aqui, a gente aprendeu muita coisa sobre o Detran, teve aula, apresentações. Achei o autódromo muito bonito.”
Pilotos emocionados com a nova geração
Os próprios corredores se emocionaram com a garotada. “Correr é um objetivo, mas deixar nosso legado através de inspiração, de jornada, eu acho que é o mais importante”, afirmou o piloto Allam Khodair, que tem história com o local: “Minha primeira vitória na Stock Car foi aqui, em 2009. Brasília é a capital do Brasil, aqui tem muita força de patrocinadores, tem o automobilismo na história. A pista é a maior que a gente tem no Brasil, um dos traçados mais interessantes do mundo.”
Fim de semana com corridas gratuitas
No sábado (29) e domingo (30), o público — que retirou ingressos distribuídos gratuitamente pelo BRB e pela Vicar (organizadora do evento) — poderá acompanhar a 11ª etapa da Stock Car e a 6ª etapa da Stock Light.
A Stock Light conhecerá seu campeão e futuro piloto da Stock Car. Já a Stock Car definirá em Brasília quais pilotos vão disputar o título da temporada em dezembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
O complexo renovado conta com 5.384 metros de pista com asfalto novo, arquibancadas e boxes temporários prontos para receber até 30 mil pessoas por dia.
Reforma milionária em três etapas
O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 60 milhões na primeira etapa da reforma, focada em preparar e qualificar a pista para competições.
A maior intervenção foi no asfalto. Completamente modificado, o pavimento agora é similar ao utilizado em Interlagos. São 20 centímetros de camada de gap graded, técnica que garante melhor aderência com o pneu, evita deformações permanentes, garante resistência de drenagem e tem durabilidade estimada de 20 anos.
O traçado original foi mantido — considerado pioneiro e bastante elogiado — com modificações para ampliar a capacidade de competições. Agora, os 5.384 metros de extensão podem se desdobrar em seis configurações distintas (três traçados principais) para atender diferentes categorias de automobilismo e motociclismo nacionais e internacionais.
Também foram criadas novas curvas, totalizando 16; uma chicane antes da reta final; e a curva principal recebeu inclinação de cinco graus. A reforma envolveu ainda terraplanagem, drenagem e paisagismo.
A segunda etapa, prevista para 2026, contemplará a entrega definitiva dos boxes (40 ao todo), do kartódromo homologado para disputas e do centro médico.
Já a terceira fase inclui a instalação de novos empreendimentos no complexo — o chamado Racing Center —, com lojas de carros e equipamentos esportivos, áreas de eventos e um Museu do Automobilismo.

