back to top
24 C
Brasilia
sexta-feira, 12 dezembro 2025, 21:11:37
Publicidade
Publicidade

Tração Integral ou 4×4: qual a diferença?

Publicado em:

Notícias relacionadas

Mercedes fecha fábrica em São Paulo e encerra produção no Brasil

Com a queda nas vendas, impactada pela pandemia de...

BMW apresenta o iX Flow: o carro que muda de cor com apenas um toque

A BMW divulgou durante apresentação na Consumer Electronics Show...

IONIQ 5 entra para o livro dos recordes

IONIQ 5 entra para o livro dos recordes Do topo...

Avaliação do Novo CRETA é um sucesso na crítica especializada

Avaliação do Novo CRETA é um sucesso na crítica...
Publicidade
  • Tração Integral ou 4×4: qual a diferença?

    Aprenda a diferença entre os sistemas de tração e como a tecnologia HTRAC® da Hyundai oferece o máximo de segurança e performance.

    Você já ouviu o termo “suspensão de tração integral“? A suspensão cuida do conforto, enquanto a tração envia a força do motor para as rodas. Entenda o que significa os sistemas de tração 4×2, 4×4 e integral. E conheça a tecnologia HTRAC.

    Tração 4×2 dianteira: A eficiência para o dia a dia

    A tração 4×2 é a mais comum no Brasil. Nela, a força do motor vai para apenas duas rodas. O formato mais popular é o FWD (Front-Wheel Drive). A força do motor é enviada para as rodas da frente. É o sistema usado no HB20 e no CRETA.

    A arquitetura é leve e eficiente no consumo de combustível. O motor e a tração ficam juntos na frente. O resultado é mais espaço para os passageiros no banco de trás. É importante não confundir 4×2 com o Controle de Tração (TCS). O CRETA possui TCS.

    O TCS é uma tecnologia “subtrativa”. Ele usa o freio na roda para evitar que o carro patine (reativo). O AWD, como veremos, é “aditivo”. Ele envia potência para outras rodas (preditivo). O que pode ajudar a evitar fenômenos como a aquaplanagem.

    Tração 4×4 (4WD): A força para o off-road

    A tração 4×4 (ou 4WD) é um sistema “temporário” usado em alguns tipos de SUV. Ele é focado em uso extremo fora de estrada, como lama ou pedras. O motorista precisa acionar um botão ou alavanca para ligar o sistema 4×4.

    O 4×4 tradicional tem uma “caixa de transferência”. Esse sistema oferece uma marcha “reduzida”. No entanto, ela não adiciona mais velocidade. Ela multiplica o torque do motor para “rastejar” sobre obstáculos. Este sistema não pode ser usado no asfalto.

    O 4×4 (Part-Time) trava os eixos na mesma velocidade. Em uma curva, isso causa o “driveline binding”, uma torção no eixo. As rodas não conseguem girar em velocidades diferentes. Isso pode quebrar componentes de suspensão pelo acúmulo de torque.

    Tração Integral (AWD): A segurança inteligente no asfalto

    A Tração Integral (AWD) é uma solução pensada para o asfalto. É um sistema automático e inteligente. Seu foco é a segurança em chuva e a performance em curvas. Além da robustez para terrenos difíceis.

    O AWD pode ser usado no asfalto porque possui um diferencial central. Esse componente permite que os eixos dianteiro e traseiro girem em velocidades diferentes. Isso elimina a “torção” do 4×4 durante as curvas.

    O tipo mais moderno é o sistema “AWD On-Demand” (sob demanda). Ele opera como um 4×2 para economizar combustível. Ele só aciona o eixo traseiro de forma automática. Em milissegundos é capaz de detectar a perda de aderência do carro.

    HTRAC: a tração integral preditiva da Hyundai

    O HTRAC (Hyundai TRACtion) é o sistema AWD inteligente da Hyundai. Seu diferencial é ser preditivo. Ele não espera a derrapagem acontecer para agir. Ele opera como um “cérebro”. Monitorando o carro centenas de vezes por segundo.

    As análises precisas são sobre o ângulo do volante, o acelerador e a inclinação do carro. O sistema antecipa a necessidade de tração. Ele distribui o torque antes da perda de controle.

    Além disso, o HTRAC se adapta aos Modos de Condução. No modo Eco, ele prioriza a tração dianteira para economizar. No modo Sport, ele envia até 50% da força para a traseira. Isso garante uma direção mais esportiva e estável em curvas.

    HTRAC em Ação: Palisade e IONIQ 5

    A tecnologia HTRAC se aplica a dois sistemas diferentes. A execução é adaptada para cada motor. No entanto, a filosofia de controle inteligente é a mesma. Seja no motor elétrico ou no motor a combustão tradicional.

    No Palisade, o HTRAC é eletromecânico. Ele gerencia a potência do motor V6 3.8L de 295 cv. O sistema usa uma embreagem para enviar torque ao eixo traseiro. Isso garante que o SUV de 8 lugares tenha aceleração estável (0-100 km/h em 7,7s).

    No IONIQ 5, o HTRAC é e-AWD, uma tecnologia voltada para carro elétrico. O sistema usa dois motores elétricos (um em cada eixo). Ele gerencia o torque instantâneo de forma 100% digital. O resultado é o 0-100 km/h em 5,3 segundos.

    A tração certa para a sua segurança

    O 4×2 com TCS do CRETA e do HB20 é eficiente e seguro para a cidade. Para máxima performance e segurança, o HTRAC é a solução. Ele garante a potência do Palisade e a aceleração do IONIQ 5.

    Aproveite a Black November Hyundai. Garanta ofertas com condições especiais para sair de carro 0km.


      Fonte: Hyundai

  • Newsletter

    - Assine nossa newsletter

    - Receba nossas principais notícias

    Publicidade
    Publicidade

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.