back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 24 junho 2026, 01:21
Publicidade
Publicidade
InícioVida & DesenvolvimentoSaúdeDistrito Federal registra mais de 19 mil casos prováveis de dengue

Distrito Federal registra mais de 19 mil casos prováveis de dengue

Publicado em

Reportagem:
Alline Martins

Cobertura relacionada

Ovos do Aedes resistem à seca e mantêm alerta no DF

Mesmo no período seco, ovos do Aedes podem sobreviver por até 400 dias. Saiba como eliminar criadouros e reduzir o risco de dengue no DF.

Vacina pneumo 20 chega ao SUS com proteção ampliada

Vacina pneumo 20 amplia a proteção infantil no SUS e muda o esquema de transição. Veja quem deve receber as doses.

Crédito rural pode mais que triplicar colheita de alho

Crédito rural pode elevar de 360 kg para 1,2 tonelada a colheita de alho de um casal no DF. Entenda como funcionam as linhas de apoio.

Agências do DF oferecem 610 vagas de emprego nesta terça

Agências oferecem 610 vagas no DF nesta terça, com salários de até R$ 3 mil. Veja os cargos em destaque e como participar das seleções.

PGR defende Mendonça como relator do caso Dark Horse

PGR defende que o caso Dark Horse fique com André Mendonça. Fachin decidirá a relatoria do pedido sobre o financiamento do filme. Entenda.

Opera DF chega a 5 mil cirurgias e Hran recebe obras

Opera DF já realizou 5 mil cirurgias, enquanto o Hran recebe R$ 2,2 milhões em obras. Veja os avanços e o que ainda precisa ser medido.
Publicidade

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou o monitoramento mensal de arboviroses. Foram registrados 19.378 casos prováveis de dengue, 55 de chikungunya e 24 casos prováveis da doença aguda pelo vírus Zika. Até agora, houve 12 mortes por dengue.

O Distrito Federal tem 21 regiões administrativas com alta incidência de dengue: Plano Piloto, Varjão do Torto, Candangolândia, Guará, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Fercal, Planaltina, Sobradinho I, Sobradinho II, Brazlândia, Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Vicente Pires, Gama e Santa Maria.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Hage, tem-se verificado a predominância da dengue tipo 1, o que faz a proliferação ser maior, porém, com casos de menor gravidade. “Além disso, com a quantidade de chuva acentuada e ainda alternando com dias de sol, propicia a proliferação do vetor”, explica ele.

Ações

Por isso, a atuação da população juntamente com o governo se faz tão necessária. “É importante que as pessoas não joguem lixo na rua, principalmente materiais plásticos. Também pedimos que aproveitem esse período de isolamento social e olhem em torno de seu domicílio, para evitar os locais que poderiam se transformar em possíveis criadouros do mosquito”, alerta Eduardo Hage.

A Secretaria de Saúde vem trabalhando para reduzir o número de casos, eliminando os focos do mosquito e orientando a população quanto aos cuidados que devem ser tomados. Diariamente, o carro fumacê (UBV) tem circulado por todas as regiões administrativas no início da manhã e ao final do dia.

A contratação de 600 agentes também reforçou as ações de visita e mobilização da população, com vistoria em imóveis e orientações sobre como combater o mosquito. E a parceria com outros órgãos também ajuda a manter a cidade livre de lixo, entulhos e carcaças, itens estes que servem de criadouro do mosquito.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade