back to top
24 C
Brasilia
domingo, 28 junho 2026, 10:07
Publicidade
Publicidade
InícioVida & DesenvolvimentoSaúdeNutróloga Nádia Haubert explica como prevenir o colesterol alto

Nutróloga Nádia Haubert explica como prevenir o colesterol alto

Publicado em

Cobertura relacionada

Laboratório do Lacen reforça diagnóstico de tuberculose

Estrutura processa até 500 amostras por mês e identifica...

Tesouro Direto vende R$ 10,22 bilhões em maio

Tesouro Direto vende R$ 10,22 bilhões em maio, recorde para o mês. Veja os títulos mais procurados e os cuidados antes de investir.

Fim de semana no DF tem cultura gratuita em 11 locais

A agenda cultural do DF reúne cinema, exposições, teatro, oficinas e festas gratuitas entre 26 e 28 de junho. Confira horários e locais.

Brasília Tech Hub inicia implantação de distrito no Biotic

Brasília Tech Hub inicia implantação no Biotic com 65 empresas. Veja as projeções de investimento, empregos e as etapas ainda pendentes.

Sala Lilás amplia proteção a mulheres no Distrito Federal

Sala Lilás DF terá atendimento 24 horas no Ciob e nova expansão do Viva Flor. Entenda quem pode receber a proteção e como funciona.

Pé diabético pode evoluir sem dor e levar à amputação

Pé diabético pode começar com ressecamento e perda de sensibilidade. Entenda os sinais, os riscos de amputação.
Publicidade

Em agosto, o Centro Terapêutico Máximo Ravenna alerta para os perigos do colesterol alto. O intuito é lembrar os riscos desencadeados pelo alto nível do colesterol ruim (LDL). Segundo a Nutróloga do Centro Terapêutico Máximo Ravenna, Nádia Haubert, não há como falar de colesterol alto sem pensar em obesidade. “A obesidade é uma doença, um problema mundial de saúde pública. E uma das associações da obesidade é o colesterol alto”, explica. Segundo Nádia, a dieta dos brasileiros mudou muito nas últimas décadas, e isso contribuiu para que as doenças cardiovasculares atingissem ainda mais pessoas.

A diretriz atual da dislipidemia – níveis altos de lipídeos no sangue – diz que o excesso de peso é um fator de risco moderado para essas doenças, enquanto a obesidade é um fator de risco alto, mesmo na infância ou adolescência”, diz. Portanto, a perda de peso afasta, sim, esses fatores de risco.

E nada melhor para combater a obesidade do que alimentação equilibrada e exercícios físicos. “Para o controle de peso, uma dieta balanceada, adotando o consumo de frutas, verduras, legumes e gorduras boas presentes nos azeites e peixes; e restringindo o consumo da gordura saturada, que está nos óleos, na carne vermelha, nas comidas processadas e industrializadas”, exemplifica Nádia.

“Em relação a atividade física, sabemos que ela é fundamental para proteger o coração e aumentar o condicionamento físico, diminuindo o LDL e elevando o HDL (colesterol bom)”, diz. O envelhecimento e o sedentarismo levam a um baixo índice de massa magra, potencializando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. “Por outro lado, não existe exercício bom ou ruim. Bom é aquele que o paciente consiga fazer, que proporcione prazer”, opina. Começar com uma caminhada, para alguém sedentário, já é valioso. “E a recomendação são pelo menos 30 minutos de atividade física diária”, conclui.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.