back to top
24 C
Brasilia
domingo, 28 junho 2026, 00:17
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaOperação Baco: bares e restaurantes desrespeitam regras contra a Covid-19

Operação Baco: bares e restaurantes desrespeitam regras contra a Covid-19

Publicado em

Cobertura relacionada

Tesouro Direto vende R$ 10,22 bilhões em maio

Tesouro Direto vende R$ 10,22 bilhões em maio, recorde para o mês. Veja os títulos mais procurados e os cuidados antes de investir.

Laboratório do Lacen reforça diagnóstico de tuberculose

Estrutura processa até 500 amostras por mês e identifica...

Fim de semana no DF tem cultura gratuita em 11 locais

A agenda cultural do DF reúne cinema, exposições, teatro, oficinas e festas gratuitas entre 26 e 28 de junho. Confira horários e locais.

Brasília Tech Hub inicia implantação de distrito no Biotic

Brasília Tech Hub inicia implantação no Biotic com 65 empresas. Veja as projeções de investimento, empregos e as etapas ainda pendentes.

Sala Lilás amplia proteção a mulheres no Distrito Federal

Sala Lilás DF terá atendimento 24 horas no Ciob e nova expansão do Viva Flor. Entenda quem pode receber a proteção e como funciona.

Pé diabético pode evoluir sem dor e levar à amputação

Pé diabético pode começar com ressecamento e perda de sensibilidade. Entenda os sinais, os riscos de amputação.
Publicidade

Operação Baco da Secretaria DF Legal multou e interditou, neste fim de semana, 21 estabelecimentos que desrespeitaram os protocolos sanitários de combate à Covid-19. As ações são uma resposta àqueles comerciantes que, mesmo diante dos decretos e advertências, continuam causando aglomerações, com a realização de shows, festas e eventos proibidos no Distrito Federal.

Ao todo, foram 14.337 vistorias a estabelecimentos comerciais, em especial bares e restaurantes, e 668 abordagens. A prioridade da Operação Baco foram aqueles considerados campeões de denúncias e reclamações. A DF Legal criou uma lista com cerca de 20 deles.

“Em virtude das inúmeras denúncias apresentadas e veiculadas até mesmo nos órgãos de imprensa, foi necessário intensificar a fiscalização nos estabelecimentos”, esclareceu o subsecretário de Atividades Econômicas Francinaldo Oliveira.

De acordo com o subsecretário, “houve a interdição de vários deles e a aplicação de multas que podem chegar a R$ 20 mil e dobrar, em caso de reincidência. Alguns desrespeitaram a ordem de interdição. Os responsáveis podem, além de receber a infração em dobro, ser conduzidos à delegacia por desobediência.”

Para ampliar a efetividade das ações, além das 11 equipes que atuam diuturnamente, a secretaria e demais órgãos da força tarefa do GDF passaram a usar fiscais descaracterizados.

“Pedimos para o segmento de bares e restaurantes que nos ajude e colabore para que as ações de combate à circulação do vírus tenham efetividade. O GDF não busca prejudicar nenhum tipo de segmento. Tanto é que nosso governador Ibaneis Rocha flexibilizou algumas atividades. Porém, esses eventos devem ser realizados sem colocar em risco a saúde da população”, conclui Fracinaldo Oliveira.

O público também pode ajudar. Caso veja algum estabelecimento comercial promovendo aglomeração ou desrespeitando os protocolos sanitários, como permitir a circulação de pessoas sem máscara ou realizando algum tipo de dança, o cidadão pode denunciar pelo 162 ou pelo 190, ou ainda, no site da Ouvidoria do Distrito Federal.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.