back to top
24 C
Brasilia
sexta-feira, 5 junho 2026, 05:29
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaAluna da rede pública de ensino do DF acompanha um dia de...

Aluna da rede pública de ensino do DF acompanha um dia de trabalho da secretária de Educação

Publicado em

Cobertura relacionada

DF reduz crimes letais e lidera ranking de segurança

Crimes letais colocam o DF na liderança nacional, mas furtos, feminicídio e segurança nas ruas seguem como desafios.

Ceilândia recebe R$ 30 milhões em obras do GDF

Ceilândia recebe R$ 30 milhões em obras e serviços do GDF, com ações em saúde, infraestrutura e regularização.

Celina Leão é internada com pneumotórax no DF

Celina Leão foi internada no Hospital Santa Lúcia para tratar pneumotórax e ficará sob observação médica.

Crise no BRB põe contas do DF sob pressão

Crise do BRB chega ao STF com pedido de aval da União para empréstimo bilionário. Entenda o risco para o DF.

26 de Setembro entra na reta final para virar RA

26 de Setembro avança em regularização e criação de região administrativa no DF. Moradores aguardam obras e serviços.

Governador Ibaneis Rocha entrega primeira etapa do Viaduto do Sudoeste

A primeira etapa do Viaduto Luiz Carlos Botelho, conhecido...
Publicidade

A rotina de uma secretária de estado é mais movimentada do que se pode imaginar. Essa foi a constatação da estudante do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 de Planaltina Isabella Amorim Campos Silva, 17 anos, já na primeira hora de participação no programa Meninas em Ação ao lado da secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá.

A aluna foi selecionada para acompanhar a titular da pasta em todas as atividades da agenda oficial durante a quarta-feira (15). O primeiro compromisso foi a reinauguração da Sala de Leitura José de Alencar, no Centro de Ensino Médio (CEM) 03 de Taguatinga. Mas o encontro entre a estudante e Hélvia Paranaguá foi mais cedo, na casa da secretária, onde elas se conheceram e começaram a trocar ideias sobre o planejamento do dia.

Isabella ficou surpresa com a quantidade de demandas. “Estou vendo que é bastante movimentado. Até agora ela não parou, mas estou achando bem legal. Espero que seja um dia produtivo e que eu aprenda muito com a secretária”, declarou ao chegar no primeiro compromisso, em Taguatinga. Neste evento, que também contou com a presença do deputado distrital Thiago Manzoni, foi reinaugurada a sala de leitura da escola, após reforma e renovação do acervo.

A secretária também comentou a reação da estudante em seu primeiro contato com a programação prevista para a quarta-feira. “Ela pegou a agenda e falou: ‘Tudo isso hoje!’. Então, ela vai ver que a função não tem só o lado que brilha, mas também o estresse, a resolução de problemas e alguma situação inesperada. Está sendo muito enriquecedor para mim e para ela, já que também estou conhecendo a vida dela, a história da família dela, está sendo uma troca muito bacana”, disse.

A inauguração da Sala de Leitura José de Alencar do CEM 01 de Taguatinga foi um dos compromissos acompanhados por Isabella | Foto: André Amendoeira/SEEDF

Autoridade na própria escola

Após a entrega do novo espaço, as duas seguiram para Planaltina, para o lançamento da ampliação do projeto Em um Piscar de Olhos, na escola onde Isabella estuda. A iniciativa beneficia os discentes da rede pública de ensino com consultas oftalmológicas e distribuição gratuita de óculos para os diagnosticados com necessidade de correção visual.

Isabella, que também usa óculos, aproveitou a oportunidade como “secretária de Educação” e discursou sobre a importância do projeto. “Todos nós sabemos que ter uma boa visão é crucial no nosso processo acadêmico. Por isso, é uma chance para aquelas crianças e adolescentes que têm problemas de visão, como dificuldades para ler, escrever e até mesmo acompanhar as aulas. Ao garantir que elas tenham acessibilidade aos óculos adequados, nós também contribuímos para um ambiente de aprendizagem eficaz”.

Empoderamento

A estudante participou de reunião entre secretários de governo e administradores do DF com a governadora em exercício, Celina Leão | Foto: Felipe de Noronha/SEEDF

Orgulhosa de sua pupila, Hélvia opinou sobre a experiência. “Para mim, está sendo gratificante, porque eu sou uma grande defensora desse programa. Acho muito bacana oportunizar às alunas da rede pública de ensino, que estão no ensino médio, já na reta final, terem a vivência do que é uma secretária, do que é uma embaixadora, uma governadora”, ressaltou.

A agenda seguiu com o almoço e, em seguida, reunião com a governadora em exercício, Celina Leão, no Salão Nobre do Palácio do Buriti. De volta à sede da Secretaria de Educação, Isabella acompanhou o restante da programação do dia, que incluía reuniões, despachos e um jantar.

A avaliação foi positiva. “A secretária é uma pessoa muito legal e divertida, eu gostei bastante dela. Ela contou um pouco da história de vida, sobre a família, alguns cargos que ocupou. Foi um dia maravilhoso”, concluiu.

Após o dia de secretária, a jovem relatou que percebeu a importância da função para  fomentar a promoção de políticas públicas voltadas para a Educação, bem como o excesso de demandas exigidas pelo cargo. Para o seu futuro, Isabella também pretende servir à comunidade do Distrito Federal, mas de outra maneira: ela sonha em integrar o Exército e já está se preparando.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Agência Brasília

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.