back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 10:22:08
Publicidade
Publicidade

Bombeiros-DF coletam leite materno e salvam bebês prematuros

Publicado em:

Reporter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

Divisa do DF com Goiás terá ação contra o mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde, em parceria com a prefeitura...

Consumo de álcool em excesso representa risco ao coração

Festas de fim de ano e férias são consideradas...

Secretaria de Saúde recebeu 15 mil doses da vacina Pentavalente

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu 15...

Ministério da Saúde ampliou em 39% o número de leitos de UTI

O Ministério da Saúde ampliou em 39% o número...

Saiba como evitar as 6 doenças de pele mais frequentes no verão

Sol, praia, piscina e calor... muito calor! No verão,...
Publicidade

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) desempenha uma função pouco conhecida, mas crucial: a coleta e o transporte de leite humano doado. Com 23 militares dedicados à causa, a iniciativa ajuda a alimentar bebês prematuros internados em UTIs neonatais e a manter os estoques dos bancos de leite, que estão em 86% da meta mensal.

A subtenente Daniela Moura, que participa do trabalho, ressalta que a missão é uma extensão da principal tarefa da corporação. “A gente costuma dizer que não está fugindo da nossa missão de salvar vidas. Esse ato também salva”, explica a militar, que realiza cerca de 20 coletas domiciliares por dia.

Doação é vital para bebês em UTI

O leite humano é considerado o “padrão ouro” pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele é insubstituível para a recuperação de recém-nascidos, especialmente os prematuros e de baixo peso. A fonoaudióloga Natália Conceição, do Banco de Leite do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), destaca que a doação é vital e que o estoque de leite humano do DF está abaixo do necessário, especialmente na época da seca.

A professora Sofia Mesquita, mãe da Clara, é uma das doadoras que compreendem a importância do gesto. Após doar mais de 38 litros de leite em sua primeira gestação, ela afirma que a experiência foi uma forma de cura e que “tudo vale a pena” quando se entende que o leite pode salvar a vida de um bebê.

De janeiro a agosto, o DF registrou mais de 3,6 mil doadoras e 12 mil litros de leite coletados, superando o índice de 2024. A doação beneficiou cerca de 9,4 mil bebês no mesmo período.

Como ser uma doadora

Para doar, a mãe precisa estar saudável e produzir mais leite do que seu bebê precisa. O cadastro é simples e pode ser feito pelo Disque Saúde 160 (opção 4), pelo site Amamenta Brasília ou pelo Portal Cidadão do DF. As equipes oferecem orientação para a coleta em casa, e os Bombeiros fazem o transporte do leite até os bancos.

Ao chegar nos bancos de leite, o material passa por um rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido aos bebês, garantindo a máxima segurança e nutrição.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.