A governadora em exercício Celina Leão assinou, nesta segunda-feira (13), um decreto que estabelece o Comitê Intersetorial de Coordenação da Copa do Mundo Feminina. O grupo será responsável por planejar e integrar as ações governamentais relativas à realização do evento na capital federal, que será uma das oito cidades-sede brasileiras em 2027.
O Comitê tem como objetivo “planejar, integrar, coordenar e acompanhar as ações governamentais relativas à realização do evento na capital federal”. A Copa do Mundo Feminina ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027.
“A criação do Comitê Intersetorial reforça o compromisso deste GDF com o planejamento, a integração e a coordenação de todas as ações necessárias para garantir que Brasília seja a melhor sede da Copa do Mundo Feminina de 2027,” destacou Celina Leão.
Coordenação e Estrutura
O Comitê será coordenado pela Casa Civil do Distrito Federal e contará com a participação de doze secretarias do Governo do Distrito Federal (GDF), garantindo uma abordagem ampla para todos os aspectos do evento.
O secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, explicou que o comitê será o principal ponto de articulação com a FIFA para internalizar todas as normas e diretrizes.
“São questões relacionadas à Copa do Mundo: quanto aos jogos, festa, segurança, transporte, saúde, a alocação dos times nos hotéis, números de ingressos, voluntários, tudo o que precisa ser organizado nos dias de jogos. O objetivo é direcionar o papel de cada secretaria para que a gente consiga organizar, com sucesso, a nossa parte nesse evento tão importante,” ressaltou Gustavo Rocha.
As pastas envolvidas incluem, além da Casa Civil:
- Governo
- Esporte e Lazer (responsável pela execução)
- Segurança Pública
- Economia (que indicará dois representantes)
- Comunicação
- Transporte e Mobilidade
- Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal)
- Justiça e Cidadania
- Turismo
- Mulher
- Cultura e Economia Criativa

