back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 10:26:37
Publicidade
Publicidade

Dentista do HRT desenvolve equipamento inédito

Publicado em:

Reporter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

Número de gestantes com HIV no Brasil aumenta 37% em dez anos

O número de grávidas com HIV no Brasil vem...

Ministério da Saúde ampliou em 39% o número de leitos de UTI

O Ministério da Saúde ampliou em 39% o número...

Consumo de álcool em excesso representa risco ao coração

Festas de fim de ano e férias são consideradas...

Secretaria de Saúde recebeu 15 mil doses da vacina Pentavalente

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu 15...

Saiba como evitar as 6 doenças de pele mais frequentes no verão

Sol, praia, piscina e calor... muito calor! No verão,...
Publicidade

Uma situação de risco transformou-se em uma invenção para a cirurgiã-dentista Andréia Aquino, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Após machucar um paciente com autismo de nível 3 com uma espátula tradicional, a profissional percebeu a falta de equipamentos seguros e confortáveis para pessoas com deficiência (PCD).

A busca por uma solução levou Andréia a desenvolver, em parceria com uma empresa nacional, um abridor de boca de silicone. O equipamento, que levou cinco anos para ser criado, agora é usado em diversos atendimentos, incluindo odontopediátricos e em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Solução que traz mais segurança e dignidade

A invenção foi bem recebida por especialistas e cuidadores. A dentista Shirley Villegas, da Bolívia, elogia a praticidade do equipamento, enquanto Monique Moisés, neta de um paciente com Parkinson, relata que o abridor facilitou a higiene bucal do avô e a rotina de seus cuidadores.

“O equipamento facilitou muito a higienização oral. Fez com que minha avó e as cuidadoras de meu avô pudessem ampliar o cuidado junto a ele”, explica a jovem dentista.

Para Andréia Aquino, a motivação principal é a mudança na qualidade de vida dos pacientes e suas famílias. “Não tem nada mais gratificante do que assistir à mudança de comportamento do paciente; ver aquele brilho surgindo nos olhos da família”, diz a profissional, que atua no Sistema Único de Saúde do Distrito Federal (SUS-DF) há 31 anos.

Apoio a cuidadores e novos projetos

A atuação de Andréia Aquino não se limita aos equipamentos. Ao identificar a necessidade de apoio para quem cuida, ela propôs encontros mensais de terapia comunitária para mães de crianças atípicas. O projeto, conduzido por voluntários, oferece um espaço de acolhimento e troca de experiências, reforçando o cuidado integral.

Em setembro, mês em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a iniciativa de Andréia destaca a importância de ações que promovem a inclusão e a dignidade desse público.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.