Mostra permite que visitantes explorem obras de arte com as mãos, promovendo inclusão e empatia
De 5 a 15 de agosto, a Galeria Espelho d’Água da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recebe a exposição “O Que Nos Toca”, da artista plástica Bety Alvarenga. A proposta é ousada e inclusiva: permitir que o público toque nas obras de arte, quebrando o tradicional “não toque” dos museus.
A mostra convida pessoas cegas, com baixa visão e também o público em geral a explorar as obras por meio do tato, promovendo uma experiência sensorial única. Ao todo, 15 peças tridimensionais reinterpretam obras consagradas de artistas como Michelangelo, Van Gogh, Frida Kahlo e Tarsila do Amaral.
As criações foram desenvolvidas com a técnica de “arte francesa”, que utiliza sobreposição de camadas para criar profundidade e relevo. Entre os materiais usados por Bety Alvarenga estão papel, tinta, algodão, tecidos e até um brinco de pérola — tudo para guiar as mãos e a imaginação dos visitantes.
Acessibilidade em destaque
Cada obra conta com identificação em braille, audiodescrição via fones de ouvido e plataformas acessíveis para cadeirantes. Para as pessoas sem deficiência visual, serão disponibilizados tapa-olhos, incentivando um mergulho sensorial e um exercício de empatia com aqueles que vivenciam a arte de outra forma.
A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com mediação educativa especializada. Escolas e instituições podem agendar visitas pelo telefone (61) 99988-9054.
Abertura com presença de autoridades
A solenidade de abertura, realizada nesta segunda-feira (4), contou com a presença da artista Bety Alvarenga; da curadora Tatiana Reis; da idealizadora e produtora executiva Virshna Cunha; e de Jane Marrocos, presidente do Conselho Curador de Cultura da CLDF.
O presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB), destacou o papel social da exposição. “Essa mostra traduz com sensibilidade o compromisso permanente da CLDF com a inclusão social e o acesso democrático à cultura. Durante a exposição, a Galeria Espelho d’Água será um espaço onde a arte pode ser sentida com as mãos, com o coração e com a empatia que transforma realidades”, afirmou o parlamentar.
Acessibilidade
No mesmo período em que essa mostra estará em cartaz, também segue aberta à visitação na Casa a exposição fotográfica “Cuba e a Religião”, com 30 fotografias realizadas pela jornalista Claudia Godoy, retratando as diversas manifestações de fé naquele país. Cada uma das fotos está acompanhada de impressão em relevo para a percepção tátil das imagens.
Exposição “O Que Nos Toca”
Onde: Galeria Espelho D’Água
Quando: 5 a 15 de agosto de 2025 (exceto finais de semana), das 9h às 17h
Entrada franca e livre para todos os públicos