O Governo do Distrito Federal (GDF) inicia neste sábado (16), às 9h, uma operação intersetorial para oferecer acolhimento e assistência social a pessoas em situação de rua em oito locais da capital. A ação é coordenada pela Casa Civil e envolve diversas secretarias e órgãos do governo.
Durante toda a semana, equipes de secretarias como a de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) já realizavam abordagens para mapear as necessidades e demandas do público-alvo. A operação tem como objetivo principal encaminhar essas pessoas para os serviços de assistência social disponíveis.
Como a ação vai funcionar
A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) será responsável por desmontar as estruturas precárias e transportar os pertences das pessoas para um local indicado por elas. Caso não haja indicação, os objetos serão levados para o depósito da pasta no SIA, onde poderão ser retirados em até 60 dias sem custo.
A iniciativa conta com a participação de um grande número de órgãos, incluindo a Secretaria de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), de Segurança Pública (SSP-DF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Detran-DF, as polícias Militar e Civil, e o Corpo de Bombeiros.
Locais da ação
A operação abrangerá os seguintes pontos, onde o GDF oferecerá o acolhimento e a assistência social:
- Rotatória do Shopping ID, em frente à 5ª DP
- Balão próximo à 5ª DP
- Área verde entre o Colégio Militar e a 5ª DP
- SRTVS Quadra 1
- Torre de TV, na entrada do subsolo
- SQNW 503, estacionamento em frente à Padaria Padoca
- SQNW 311
- SQN 216, Bloco A

