O governador Ibaneis Rocha (MDB) apresentou nesta semana o planejamento do Executivo para os próximos anos, com destaque para investimentos em moradia e infraestrutura. Entre os projetos, está a construção de habitações no Tororó, no Jardim Botânico, que vão contemplar diferentes faixas de renda, desde o Minha Casa Minha Vida até empreendimentos de classe média e alta renda.
“Temos hoje moradia disponível para todas as classes sociais, e isso diminui a pressão sobre as ocupações ilegais que tantos prejuízos já causaram nesta cidade”, afirmou o governador.
Segundo Ibaneis, o governo vai licitar mais R$ 1 bilhão em obras ainda em 2025, com recursos já assegurados. Além disso, a previsão é de um excedente de arrecadação de R$ 3 bilhões neste ano. Parte desse valor será destinado a obras em saúde e educação, incluindo a construção de UBSs, escolas, creches e módulos escolares.
Parceria com a iniciativa privada
O anúncio foi feito durante evento da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), que completou 43 anos em 22 de setembro. A entidade reúne 80 empresas de obras públicas e atua como elo entre o setor privado e o governo.
“Essa é uma importante iniciativa da Asbraco que se consolida a cada edição como um pilar fundamental para o diálogo e o desenvolvimento da construção civil no Distrito Federal”, destacou a vice-governadora Celina Leão.
O presidente da entidade, Afonso Assad, elogiou a atuação do GDF:
“A construção civil nunca trabalhou tanto como está trabalhando agora. O governador pegou tudo que tinha de problema em Brasília, levantou e começou a soltar as obras. É espetacular, o governo é parceiro do setor, recebe a gente, discute abertamente e estamos trabalhando juntos nessa parceria.”
Quinta do Presidente
O encontro fez parte do projeto Quinta do Presidente, criado em maio de 2023 para fortalecer a interlocução entre o setor produtivo e o poder público. Desde então, o evento se consolidou como espaço de debate sobre tendências, custos e metas para o setor da construção civil no DF.

