O Banco de Brasília (BRB) tem um novo líder. Nelson Antônio de Souza, executivo com 45 anos de experiência no mercado financeiro, teve seu nome aprovado pelo Banco Central (BC) nesta quarta-feira (26/11) e assume a presidência da instituição.
A indicação de Nelson Souza foi feita pelo governador Ibaneis Rocha, principal acionista do Banco, e já havia sido aprovada pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças e pelo Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na última terça-feira (25/11).
Trajetória e compromisso
Nelson Souza possui uma carreira sólida, tendo passado por grandes instituições públicas. Ele começou como menor aprendiz no Banco do Brasil e ascendeu a cargos de destaque na Caixa Econômica Federal (onde foi presidente em 2018), além de ter presidido o Banco do Nordeste (BNB) e a Desenvolve SP. Sua experiência mais recente foi como vice-presidente da Elo.
O novo presidente do BRB definiu seus pilares de gestão como resultados, pessoas e governança. Em seu primeiro comunicado, ele ressaltou o compromisso com a integridade e a solidez da instituição:
“Meu compromisso é defender o BRB e trabalhar junto com os mais de cinco mil empregados… Faremos um choque de gestão, em parceria com os órgãos de controle, sempre observando a legislação,” afirmou Souza. Ele reforçou ainda que o foco será “fortalecer a liquidez do Banco, aprimorar os controles e garantir operações pautadas por governança, gestão de riscos e transparência.”
Com formação em Psicologia e Letras, além de MBAs, o executivo destaca a valorização das pessoas como um tom principal em sua gestão, prometendo manter o Banco “sólido, confiável e com resultados sustentáveis” para clientes e investidores.

