A regularização de uma área em Brazlândia promete impulsionar o desenvolvimento local, trazendo segurança jurídica para moradores e empreendedores, além de abrir espaço para geração de emprego e renda. O decreto publicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) estabelece os usos da região e prevê uma série de melhorias urbanísticas.
Entre as intervenções, está a criação de uma praça em um espaço antes ocupado por lixo e estacionamento irregular, a manutenção dos quiosques já existentes, a construção de calçadas acessíveis e o plantio de espécies nativas do Cerrado para arborização.
O sistema viário também passará por ajustes, com a reconfiguração das calçadas e das vagas de estacionamento. No total, o projeto prevê 508 vagas para carros, sendo 40 destinadas a idosos, 38 a pessoas com deficiência (PCD) e 126 para motocicletas.
Segundo o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura, Vitor Recondo, a proposta vai além da organização urbana.
“O objetivo deste projeto é garantir segurança jurídica aos ocupantes e abrir caminho para a geração de emprego e renda na região”, afirmou.
A administradora regional de Brazlândia, Luciana Lima, destacou o impacto da medida.
“Nossa cidade está definitivamente na rota do desenvolvimento, e isso só é possível graças ao trabalho conjunto entre os órgãos do governo e a população”, disse.
Com a publicação do decreto, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) será responsável por registrar os imóveis em cartório, passo necessário para a posterior cessão aos ocupantes.

