A Secretaria da Juventude do Distrito Federal (Sejuve-DF) realizou a segunda edição do programa Futuro em Conta, um workshop intensivo de educação financeira e empreendedorismo para jovens. O evento, realizado nessa quarta-feira (19) no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, reuniu mais de 500 participantes da rede pública de ensino, com idades entre 15 e 18 anos.
O encontro foi conduzido pelo secretário da Juventude, André Kubitschek, que destacou a importância de unir três pilares para o sucesso: finanças, empreendedorismo e propósito.
“Todo mundo pode começar, independentemente de quanto tem hoje. Aproveitem a oportunidade deste workshop para adquirir conhecimento e desenvoltura financeira com os melhores profissionais do ramo”, incentivou Kubitschek.
Autonomia e empreendedorismo digital
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, também participou do treinamento, enfatizando a relevância de iniciativas que promovem a autonomia da juventude brasiliense. Ela inspirou os jovens com sua trajetória e incentivou o empreendedorismo digital, citando as oportunidades de alta remuneração em áreas como comunicação e videomaker.
A vice-governadora destacou pilares fundamentais para o sucesso, como o estudo contínuo e a autoconfiança.
Conteúdo prático e certificação
Lançado em outubro pela Sejuve-DF, o Futuro em Conta tem o objetivo de fortalecer as competências financeiras dos jovens do DF. O conteúdo prático aborda:
- Planejamento financeiro e orçamento pessoal.
- Consumo consciente e poupança.
- Empreendedorismo e definição de metas econômicas.
Os mais de 500 participantes do workshop desta quarta-feira receberão certificados, a exemplo dos 200 jovens que participaram da primeira edição. A próxima edição da iniciativa tem a expectativa de ampliar o alcance, reunindo cerca de 1.000 jovens da capital.

