Conhecida por sua arquitetura e vocação política, Brasília vem se consolidando como um novo polo para grandes eventos culturais, esportivos e de negócios. Essa transformação já impacta a economia local, com a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) projetando um salto de R$ 8 milhões em 2022 para R$ 80 milhões em 2025, segundo a Secretaria de Turismo (Setur-DF).
Para o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, a infraestrutura da capital é um dos principais fatores para o sucesso. “É uma cidade segura, o aeroporto é próximo ao centro, e a rede hoteleira está muito perto dos nossos grandes espaços de eventos. Isso ajuda a consolidar Brasília no segmento”, afirma.
O calendário de eventos recentes da cidade reforça a nova vocação. A capital recebeu o show da cantora internacional Katy Perry, a apresentação da dupla Henrique & Juliano e a atual edição dos Jogos da Juventude, que lotaram hotéis e impulsionaram a economia local.
A médica veterinária Fernanda Araújo, de 25 anos, veio de Roraima para assistir ao show de Katy Perry e elogiou a facilidade de acesso. A analista administrativo Letícia Moraes, 26, moradora de Ceilândia, concordou, comparando a experiência em Brasília com a de festivais em São Paulo: “Peguei um hotel aqui do lado e levei uns dez minutos para chegar. Em São Paulo isso é impossível, sofri para pegar o metrô”.
O presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar), Jael Silva, destaca que a realização de grandes eventos impulsiona o setor hoteleiro e os bares, melhorando a situação econômica da capital.
O aumento do fluxo de turistas também é notado no Aeroporto Internacional de Brasília, eleito o melhor da América. Dados da Inframerica mostram que, de janeiro a junho, o terminal recebeu 440 mil passageiros, 38% a mais que no mesmo período de 2024. O número de visitantes estrangeiros cresceu 8,3% nos primeiros cinco meses do ano.
Para fortalecer o setor, o GDF tem investido em rotas turísticas, reformado monumentos como o Teatro Nacional, e oferecido benefícios como o programa Vai de Graça, que garante transporte público gratuito aos domingos e feriados, facilitando o acesso aos pontos turísticos.

