back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 03:43:01
Publicidade
Publicidade

Turismo de eventos impulsiona chegada de visitantes a Brasília

Publicado em:

Reporter: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

Teste de DNA-HPV para câncer de colo do útero no SUS

Nova tecnologia amplia chances de detecção precoce, reduz mortes...

Brasília se veste de festa Junina neste fim de semana

Chegou junho e, com ele, a animação das festas...

Atendimento itinerante da Neoenergia à população do DF

Nesta semana, a Neoenergia disponibilizará serviços técnicos e comerciais...

Brasília sedia Campeonato Mundial de Kungfu

De 2 a 7 de setembro, Brasília será a...
Publicidade

Conhecida por sua arquitetura e vocação política, Brasília vem se consolidando como um novo polo para grandes eventos culturais, esportivos e de negócios. Essa transformação já impacta a economia local, com a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) projetando um salto de R$ 8 milhões em 2022 para R$ 80 milhões em 2025, segundo a Secretaria de Turismo (Setur-DF).

Para o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, a infraestrutura da capital é um dos principais fatores para o sucesso. “É uma cidade segura, o aeroporto é próximo ao centro, e a rede hoteleira está muito perto dos nossos grandes espaços de eventos. Isso ajuda a consolidar Brasília no segmento”, afirma.

O calendário de eventos recentes da cidade reforça a nova vocação. A capital recebeu o show da cantora internacional Katy Perry, a apresentação da dupla Henrique & Juliano e a atual edição dos Jogos da Juventude, que lotaram hotéis e impulsionaram a economia local.

A médica veterinária Fernanda Araújo, de 25 anos, veio de Roraima para assistir ao show de Katy Perry e elogiou a facilidade de acesso. A analista administrativo Letícia Moraes, 26, moradora de Ceilândia, concordou, comparando a experiência em Brasília com a de festivais em São Paulo: “Peguei um hotel aqui do lado e levei uns dez minutos para chegar. Em São Paulo isso é impossível, sofri para pegar o metrô”.

O presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar), Jael Silva, destaca que a realização de grandes eventos impulsiona o setor hoteleiro e os bares, melhorando a situação econômica da capital.

O aumento do fluxo de turistas também é notado no Aeroporto Internacional de Brasília, eleito o melhor da América. Dados da Inframerica mostram que, de janeiro a junho, o terminal recebeu 440 mil passageiros, 38% a mais que no mesmo período de 2024. O número de visitantes estrangeiros cresceu 8,3% nos primeiros cinco meses do ano.

Para fortalecer o setor, o GDF tem investido em rotas turísticas, reformado monumentos como o Teatro Nacional, e oferecido benefícios como o programa Vai de Graça, que garante transporte público gratuito aos domingos e feriados, facilitando o acesso aos pontos turísticos.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.