A revitalização do Setor Comercial Sul (SCS), em Brasília, avança com o início das obras na Quadra 6. A reforma, que já beneficiou as quadras vizinhas, promete transformar o espaço para pedestres, valorizar o comércio e melhorar a circulação de cerca de 150 mil pessoas que passam pela área diariamente.
Nesta nova etapa, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu mais de R$ 3 milhões para construir novas calçadas com acessibilidade total, incluindo rampas, corrimões e pisos táteis. O projeto também prevê a reorganização de estacionamentos e a criação de espaços de convivência com quiosques e pontos de ônibus.
Valorização urbana e apoio local
A reforma do SCS, que já recebeu R$ 10,2 milhões em investimentos nas quadras 3, 4 e 5, tem como objetivo principal resgatar a vitalidade do local. O engenheiro civil Adoney de Jesus ressaltou o valor histórico da obra, que busca “trazer de volta esse comércio ativo para a população”.
Segundo o administrador regional do Plano Piloto, Bruno Olimpio, a iniciativa foi desenvolvida em parceria com o setor empresarial local para impulsionar a economia da região. As próximas etapas de reforma, nas quadras 1 e 2, já foram aprovadas e incluem a criação de uma praça com mirante.
Além disso, uma lei sancionada em 2023 permite que cerca de 300 novas atividades se instalem no SCS, como faculdades e creches, sem alterar a característica urbana do setor. A comerciante Cintya Anjos Martins, que trabalha na região há cinco anos, já percebe os resultados positivos e acredita que as obras vão melhorar a circulação.

