A Companhia Energética de Brasília (CEB) está realizando um mutirão de manutenção nas vias W3 Norte e Sul, áreas que têm sofrido com furtos de cabos e vandalismo em luminárias públicas. O objetivo da ação é restaurar a iluminação, garantindo mais segurança para moradores, pedestres e motoristas.
As equipes da CEB estão trabalhando para repor cabos, substituir luminárias danificadas e realizar reparos emergenciais. Segundo a companhia, a região é uma das mais afetadas por esses crimes no Distrito Federal, o que prejudica não apenas a qualidade da iluminação, mas também os investimentos em modernização.
Prejuízo à modernização e medidas de combate ao crime
O presidente da CEB, Edison Garcia, explica que os furtos e atos de vandalismo obrigam a empresa a redirecionar recursos que seriam usados para a revitalização da rede. “Isso impacta diretamente a população”, afirma.
Para combater o problema, a CEB tem adotado medidas técnicas e estruturais. O diretor de manutenção da companhia, Paulo Afonso, explica que estão soldando caixas de acesso, substituindo cabos de cobre por alumínio (que tem menor valor de revenda) e, em alguns casos, trocando postes por estruturas mais seguras para dificultar a ação dos criminosos.
A CEB reforça que o furto de cabos é crime e causa prejuízos sociais e financeiros. A população pode ajudar a combater o problema e reportar falhas na iluminação pública pelos canais de atendimento da companhia: aplicativo Ilumina DF, telefone 155 e WhatsApp (61) 3774-1155.

