Um lobo-guará foi resgatado por brigadistas florestais do Instituto Brasília Ambiental na manhã desta terça-feira (14), na área rural de Planaltina. O animal estava preso em um tanque de armazenamento de água na Fazenda Toca da Raposa, localizada nas proximidades da Estação Ecológica Águas Emendadas (Esecae).
A equipe da Brigada Florestal foi acionada pela gerência da fazenda. Ao chegarem ao local, os combatentes utilizaram gaiola, cordas, cambão e equipamentos de proteção individual (EPIs) para a contenção.
“Ao chegarmos lá, foi identificado se tratar de um lobo-guará. O animal estava cansado, escorregando na lona, o que facilitou bastante a contenção. Não apresentava nenhum tipo de ferimento ou sangramento”, detalhou o chefe de esquadrão, Elionaldo Rabelo.
Toda a operação de resgate, desde a mobilização até a soltura do lobo-guará no interior da estação ecológica, levou cerca de 40 minutos.
Capacitação e atuação ampliada da Brigada
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destacou que a atuação da Brigada Florestal vai além do combate a incêndios.
“Durante o curso de formação do processo seletivo da Brigada Florestal de 2025, os candidatos foram capacitados a realizarem o manejo de fauna, além do preparo para a prevenção e o controle do fogo”, explicou Nemer.
O trabalho da brigada inclui ainda ações preventivas em meses de chuva, manutenção de trilhas e aceiros em unidades de conservação, apoio a parques ecológicos e salvamento de fauna.

